Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/11/2002 - 10h03

Jaguar fecha contrato com o piloto brasileiro Antonio Pizzonia

da Folha Online

O Brasil já tem seu terceiro piloto garantido na F-1 em 2003: o amazonense Antonio Pizzonia, 22, acertou contrato com a Jaguar, que confirmou nesta sexta-feira a negociação.

Divulgação

Antonio Pizzonia

A escuderia controlada pela Ford não renovará contrato com seus dois atuais pilotos _o norte-irlandês Eddie Irvine e o espanhol Pedro de la Rosa_ e em seus lugares estreará uma nova dupla na próxima temporada: Pizzonia e o australiano Mark Webber.

Ambos eram os mais cotados para ocupar um cockpit na equipe, se uma vaga fosse aberta, por terem feito bons testes com a Jaguar há um mês, no circuito espanhol de Montmelló, em Barcelona.

Com isso, o Brasil passará a três pilotos na F-1 no próximo campeonato: Pizzonia na Jaguar, Rubens Barrichello na Ferrari e o campeão da Indy deste ano, Cristiano da Matta na Toyota.

O piloto natural de Manaus _e por isso conhecido na Europa pelo apelido de "Jungle Boy" (garoto das selvas, em inglês)_ fez bela carreira na F-3 inglesa e correu neste ano no Mundial de F-3000. Em 2002, Pizzonia também foi piloto de testes da Williams.

Apesar da pouca experiência com carros da F-1, Pizzonia já conta com aval de gente importante dentro do "circo", como o dono da equipe Williams, Frank Williams, que disse no último mês de setembro que o piloto brasileiro estava pronto para a categoria. "Ele é rápido o suficiente e eu acredito que ele poderá ser um bom piloto na F-1", disse Williams.

Os outros dois brasileiros que correram a temporada de 2002, Felipe Massa e Enrique Bernoldi, ainda não definiram seus futuros na F-1. Massa foi dispensado pela Sauber e pode acabar ficando como piloto de testes da equipe; e Bernoldi ficou sem carro devido aos problemas financeiros da Arrows, que ainda não definiu sua possível compra por um investidor norte-americano.

Irvine
Piloto mais velho da F-1 atual, completa 37 na próxima semana, o rodado Eddie Irvine teria agora apenas uma opção na Jordan para seguir com sua carreira _se ele não optar pela aposentadoria.

De la Rosa ainda tinha um ano de contrato com a Jaguar, mas decepcionou em sua última temporada, não tendo marcado pontos em nenhuma corrida.

com agências internacionais

Leia mais:

  •  Lauda vê em Pizzonia o "instinto de corredor"

  •  Pizzonia diz que entrada na F-1 era passo natural

  •  Saiba mais sobre a carreira do piloto

  •  Confira como estão as equipes para 2003



  • Leia mais: no especial de F-1
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página