Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/05/2003 - 23h40

Grêmio é o segundo brasileiro classificado às quartas na Libertadores

da Folha Online

O Grêmio superou na noite desta quinta-feira seu algoz na Taça Libertadores do ano passado e se tornou o segundo time brasileiro a garantir vaga nas quartas-de-final da competição sul-americana, mantendo vivo o sonho de conquistar o principal título do continente no ano de seu centenário.

Jogando em casa, no estádio Olímpico, em Porto Alegre, o time gaúcho atropelou o Olimpia, do Paraguai, atual campeão do torneio, com uma vitória por 3 a 0 _em 2002, foi eliminado pelo rival nas semifinais. No jogo de ida, em Assunção, o Grêmio já havia vencido o clube paraguaio por 3 a 2.

O resultado serviu também para dar estabilidade ao técnico Tite, que passa por uma crise de relacionamento com a diretoria gremista e chegou a ser procurado nesta semana para substituir Oswaldo de Oliveira no São Paulo _oferta recusada pelo treinador.

Impondo seu jogo desde o início da partida, o Grêmio chegou ao primeiro gol aos 16min da primeira etapa. O meia Rodrigo Fabri aproveitou rebote da defesa paraguaia e chutou forte, no canto direito do goleiro Tavarelli.

Cinco minutos depois, Christian ampliou, depois de receber cruzamento de Luís Mário da direita, matar no peito e chutar cruzado da esquerda.

No segundo tempo, o time brasileiro manteve a pressão sobre o adversário. Logo aos 4min, Christian marcou mais um, desta vez escorando cruzamento de Fabri da esquerda.

Com grande vantagem _precisaria levar quatro gols para que a decisão fosse para os pênaltis_, o Grêmio diminuiu o ritmo e administrou o resultado. Ainda assim, o goleiro Danrlei foi raras vezes exigido.

Por uma vaga nas semifinais, a equipe gaúcha irá enfrentar o Independiente de Medellín (COL), que eliminou o paraguaio Cerro Porteño.

Na quarta-feira, o Santos foi o primeiro brasileiro a conquistar vaga entre os oito melhores da competição, ao eliminar o Nacional, do Uruguai, nos pênaltis.

O Corinthians, que joga na próxima quarta-feira contra o River Plate, no Morumbi (perdeu em Buenos Aires por 2 a 1), e o Paysandu, que enfrenta o o Boca Juniors na quinta, em Belém (venceu na capital argentina por 1 a 0), ainda tentam a classificação.

GRÊMIO
Danrlei; Anderson Lima, Gavião, Claudiomiro e Roger; Amaral, Tinga, Rodrigo Fabri e Gilberto; Luis Mário (Carlos Miguel) e Christian (Caio)
Técnico: Tite

OLIMPIA
Tavarelli; Isasi, Cáceres, Benítez e Franco; Quintana, Enciso, Orteman e Alvarenga (Córdoba); Miguel Benítez (Juan Benitez) e Hernán López
Técnico: Alicio Solalinde

Local: estádio Olímpico, em Porto Alegre
Juiz: Horácio Elizondo (ARG)
Cartões amarelos: Amaral, Claudiomiro (G); Orteman, Miguel Benítez, Quintana e Enciso (O)
Gols: Rodrigo Fabri, aos 16min, e Christian, aos 21min do primeiro tempo e aos 4min do segundo

Leia mais
  • São Paulo baixa norma contra boataria sobre técnico
  • Palmeiras vai a Recife com poucas informações sobre o Náutico
  • Geninho coloca o Corinthians em "redoma" para pegar o River


    Especial
  • Taça Libertadores
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página