Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/04/2004 - 17h55

São Caetano vence o Paulista por 2 a 0 e conquista título do Estadual

Publicidade

da Folha Online

O São Caetano conquistou seu título mais importante em 15 anos de história. O time do ABC venceu o Paulista de Jundiaí por 2 a 0, neste domingo, no estádio do Pacaembu. Foi a primeira vez, desde a edição do torneio de 1990, que uma equipe fora do trio de ferro da capital --Corinthians, São Paulo e Palmeiras-- levantou a taça.

Na ocasião, o título ficou com o Bragantino, que venceu o Novorizontino na decisão. Em 2002, o Ituano foi o campeão paulista, mas em um torneio que não contou com a participação de nenhum dos times grandes, que estavam disputando o Torneio Rio-São Paulo.

"Nós sofremos bastante com os vice-campeonatos, mas aprendemos. Agora, é uma satisfação muito grande poder chegar a essa conquista", afirmou depois do jogo o goleiro Sílvio Luiz. Ele é o jogador que mais partidas disputou pelo São Caetano --318 jogos.

O Paulista tentou partir para cima desde o início, mas o São Caetano, nos contra-ataques, criou as primeiras chances de gol. Aos 3min de jogo, Marcelo Mattos lançou da intermediária, a defesa do time de Jundiaí falhou e a bola sobrou para Euller. Pressionado pela zaga, o atacante cabeceou para fora.

Euller voltou a ter boa oportunidade aos 13min. Fabrício rolou para Marcinho dentro da área. O meia se livrou da marcação e rolou para Euller. Livre diante do gol, ele chutou por cima do travessão. Três minutos depois, Canindé cobrou escanteio da esquerda e o zagueiro Danilo cabeceou. Sílvio Luiz fez grande defesa.

O São Caetano abriu o marcador aos 21min. Fabrício Carvalho recebeu na intermediária e tocou para Marcinho. O meia avançou e chutou da entrada da área, sem muita força. A bola, no entanto, desviou no zagueiro Danilo e entrou no canto esquerdo do gol de Márcio.

Aos 34min, Marcinho teve grande oportunidade para ampliar. Ele recebeu sem marcação, invadiu a área e chutou rasteiro, ao lado do gol. Cinco minutos depois, Aílton foi lançado pela esquerda, levou para o meio e tentou o chute de longe. A bola desviou na zaga do São Caetano e saiu por cima do gol.

A última oportunidade do primeiro tempo foi do Paulista, aos 47min. Aílton sofreu falta de Serginho na entrada na área. O lateral-esquerdo Galego cobrou e a bola bateu na trave direita de Sílvio Luiz, antes de sair.

No segundo tempo, o Paulista continuou pressionando, mas com as mesmas dificuldades. Aos 7min, o lateral Lucas recebeu na direita, levou para o meio e chutou cruzado. Sílvio Luiz se esticou e conseguiu fazer a defesa.

A melhor chance do time de Jundiaí aconteceu aos 24min. O atacante Izaías cobrou uma falta da entrada da área e a bola saiu ao lado do gol, próximo ao ângulo esquerdo de Sílvio Luiz, que chegaria atrasado no lance.

O São Caetano chegou próximo ao segundo gol cinco minutos mais tarde. O volante Mineiro recebeu a bola na entrada da área e chutou forte, de primeira. Márcio fez grande defesa e mandou para escanteio. Fábio Mello, do Paulista, respondeu no minuto seguinte, com um chute forte da entrada da área, que Sílvio Luiz também desviou para fora.

O Paulista não acertava as finalizações. Aos 36min, Lucas avançou pela direita e cruzou para Márcio Mossoró, que rolou para Fábio Mello. O meia errou o chute e a bola ficou para Izaías, que bateu em cima de Sílvio Luiz. O rebote ficou nos pés de Fábio Mello e a finalização parou na defesa do São Caetano.

Aos 39min, Sílvio Luiz defendeu boa cabeçada de Davi. No contra-ataque, Marcinho fez grande jogada, se livou de dois marcadores e do goleiro Márcio, mas chutou em cima de Asprilla. A um minuto do final do tempo regulamentar, o volante Mineiro recebeu passe de Marcinho dentro da área, driblou seu marcador e chutou de esquerda, no canto, dando de vez o título para o time do ABC.

SÃO CAETANO
Sílvio Luiz; Ânderson Lima, Dininho, Serginho e Triguinho; Marcelo Mattos, Mineiro, Gilberto e Marcinho (Lúcio Flávio); Euller (Warley) e Fabrício Carvalho (Fábio Santos).
Técnico: Muricy Carvalho

PAULISTA
Marcio; Lucas, Danilo, Asprilla e Galego; Alemão, Umberto (Márcio Mossoró), Aílton (Fábio Mello) e Canindé; João Paulo (Davi) e Izaías.
Técnico: Zetti.

Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo.
Juiz: Sálvio Spínola Fagundes Filho.
Gols: Marcinho, aos 21min do primeiro tempo; Mineiro, aos 44min do segundo tempo.
Cartões amarelos: Ânderson Lima, Serginho, Marcelo Mattos (S); Alemão (P)

Leia mais
  • Jogadores de Cruzeiro e Atlético-MG brigam no gramado após a decisão
  • Zetti elogia elenco do Paulista de Jundiaí e já pensa na Série B
  • Com gols de Jean, Flamengo conquista seu 28º título estadual
  • São Caetano se torna o 2º clube a ganhar as três principais divisões do Paulista

    Especial
  • Leia mais notícias no especial do Paulista-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página