Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/08/2004 - 10h36

Medalhistas olímpicos, judocas Guilheiro e Canto dividem quarto em Atenas

Publicidade

da Folha Online

Além de serem os únicos medalhistas olímpicos do Brasil até agora, os judocas Leandro Guilheiro, 21, e Flávio Canto, 29, que ganharam o bronze, são também companheiros de quarto na Vila Olímpica dos Jogos de Atenas, na Grécia.

Wander Roberto/COB
Canto e Guilheiro na Vila
Guilheiro e Canto na Vila
O peso leve (até 73 kg) Guilheiro divide com o meio-médio (até 81 kg) Canto o quarto B do apartamento 2 do prédio D-13, onde está a delegação brasileira.

No "quarto da sorte", como foi apelidado o aposento dos dois, o convívio é igual ao de uma família. "Ele [Guilheiro] acaba sendo sua família. Vira seu irmão, seu pai. Preenche o espaço dessas pessoas. Mas você tem de saber conviver, um respeitar o outro. Principalmente o momento de cada um", disse Canto, que ganhou sua medalha na terça.

Segundo Canto, apesar de Guilheiro ser o caçula da equipe, ele é o mais sério e compenetrado da "dupla". "Ele tem 21 anos, mas é muito maduro. Eu é que sou muito bobo para minha idade", disse o meio-médio.

De acordo com o COB (Comitê Olímpico Brasileiro), não é a primeira vez que a dupla divide o mesmo quarto. No início deste ano, durante a preparação da seleção nacional, os dois também ficaram juntos. Depois, o convívio estendeu-se nas viagens para os torneios na Europa e a última fase preparatória para os Jogos de Atenas, em Portugal.

"Temos grande afinidade por estarmos juntos há bastante tempo. Temos alguma regras de convivência e nossos costumes, por serem parecidos, facilitam ainda mais o convívio. Por exemplo: nenhum de nós assiste à tevê à noite. Nesta hora, preferimos ler", contou Guilheiro, o primeiro atleta a ganhar uma medalha para o Brasil em Atenas, na segunda.

Segundo Guilheiro, apesar da diferença de idade de oito anos entre eles, as conversas com o companheiro de quarto têm muito em comum. "O Flávio conversa muito sobre meus adversários, pois ele já está no judô há mais tempo e conhece muitos judocas. Assim, me dá dicas de como um luta, de como o outro age", disse.

Canto e Guilheiro ficarão juntos no quarto B até até o próximo sábado, quando irão deixar Atenas.

Leia mais
  • Flávio Canto conquista bronze e coloca judô como esporte mais premiado do Brasil
  • Leandro Guilheiro conquista bronze no judô, 1ª medalha do Brasil em Atenas

    Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre o judô brasileiro
  • Leia mais notícias no especial dos Jogos Olímpicos-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página