Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/01/2005 - 09h31

Segundo o código da Fifa, casos de doping só prescrevem após 20 anos

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Segundo o Código Disciplinar da Fifa, um caso de doping pode ser investigado até 20 anos depois de ter ocorrido. É o que consta do parágrafo 2º do artigo 44, seção 6, que reza sobre o tempo limite para sanções disciplinares, no capítulo 1 do código.

Depois de insinuar uma suposta trapaça no jogo entre Brasil e Argentina, em 24 de junho de 1990, no estádio Delle Alpi, em Turim, nas oitavas-de-final da Copa do Mundo da Itália, o ex-técnico da seleção argentina Carlos Bilardo recuou e afirmou desconhecer que alguém tenha colocado tranqüilizantes em uma garrafa de água dada aos brasileiros na partida vencida pela equipe argentina por 1 a 0.

Ou seja, no caso de a acusação de doping argentino no jogador Branco ser comprovada, punições ainda podem ser executadas.

Para Luiz Zveiter, presidente do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), o caso pode ser enquadrado como doping, mas afirmou desconhecer quais penas caberiam.

Quem concorda que o fato é doping é o médico Eduardo de Rose, representante brasileiro da Wada (Agência Mundial Antidoping) e médico encarregado da fiscalização na Copa de 90.

"A questão é muito mais jurídica do que médica, mas acredito que o dr. Zveiter tem razão em seu entendimento. No aspecto médico, a única prova do doping seria uma amostra de urina do Branco, que não foi coletada. Então a questão fica estritamente jurídica."

A prática, entre outras definições, no Artigo 60 é também explicada como "o uso de expediente (substância ou método) potencialmente prejudicial aos jogadores e/ ou que possam melhorar sua performance."

Procurada pela Folha de S.Paulo, a Fifa afirmou que só deve se pronunciar nesta sexta-feira.

Leia mais
  • Bilardo ironizou trapaça contra Brasil, diz repórter argentino
  • Polêmica do jogo da Copa-90 começou com declaração de Maradona
  • Jorginho e Lazaroni defendem punição para os argentinos
  • Em apenas um lance, Maradona eliminou o Brasil na Copa-1990

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Carlos Bilardo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página