Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/04/2005 - 18h54

Argentino que ofendeu Grafite deve ser libertado nesta sexta-feira

Publicidade

da Folha Online

O juiz Marcos Zilli concedeu no início da noite desta quinta-feira liberdade provisória ao jogador argentino Leandro Desábato, acusado pelo são-paulino Grafite de ofensas racistas, mediante pagamento de fiança no valor de R$ 10 mil.

No entanto Desábato só deve ser libertado nesta sexta-feira, pois ainda não foi feito o pagamento da fiança. Com isso, ele deverá passar a noite no 13º DP (Casa Verde), onde foi transferido à tarde.

Desábato foi detido na madrugada desta quinta pelo delegado Osvaldo Nico Gonçalves, do Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos), nos vestiários do Morumbi, após jogo entre seu time, o Quilmes, e o São Paulo, pela Taça Libertadores.

Ele foi enquadrado por crime de injúria qualificada com agravante de racismo, que tem pena prevista de um a três anos de reclusão --pode ser convertida em pena alternativa.

De acordo com Zilli, Desábato terá que comparecer no primeiro dia útil, após a concessão da liberdade provisória, para assinar um termo de compromisso que indica que ele terá que estar presente a todos os atos do inquérito policial e de uma eventual ação penal.

O delegado Dejar Gomes Neto, que ouviu depoimento de Desábato nesta madrugada, no 34º DP (Vila Sônia), na zona sul de São Paulo, disse que o atleta admitiu ter feito ofensas racistas a Grafite no jogo de ontem, no Morumbi.

De acordo com Gomes Neto, o argentino teria chamado Grafite de "negrito" e dito a ele que "enfiasse uma banana no...".

Durante a tarde, o atleta do Quilmes foi transferido algemado do 34º DP para o 13º DP (Casa Verde), na zona norte da capital paulista.

Leia mais
  • Delegado diz que argentino admitiu ter ofendido Grafite
  • Grafite diz que não esperava uma "dimensão tão grande"
  • Conmebol pode excluir jogador argentino de competições
  • Governo emite nota condenando atitude racista de argentino

    Especial
  • Leia mais notícias no especial da Libertadores-2005
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página