Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/09/2006 - 11h31

"O Grito" e "Madonna" serão expostos antes de restauração

Publicidade

da Efe, em Oslo

Os quadros "O Grito" e "Madonna", de Edvard Munch, serão expostos pela primeira vez desde que foram roubados, há mais de dois anos, no museu dedicado ao pintor em Oslo, informou nesta terça-feira o Museu Munch.

"A delegação de cultura e esportes do município de Oslo, de comum acordo com o museu Munch, decidiu expor os quadros 'O Grito' e 'Madonna' antes de começar as tarefas de restauração", informou o museu em comunicado.

Efe/ Foto cedida pelo Museu Munch
As obras, que apresentam arranhões e outros danos, serão expostas antes de restauração
As obras, que apresentam arranhões e outros danos, serão expostas antes de restauração
As obras, que foram recuperadas pela polícia em 31 de agosto, apresentam arranhões e outros danos, em conseqüência da falta de cuidado após o roubo, em agosto de 2004.

As pinturas "serão expostas em um período curto", ainda durante o segundo semestre, disse o museu. Gro Balas, diretora da delegação de cultura e esportes de Oslo, não informou a data em que serão expostos, por razões de segurança.

Técnicos da polícia e do museu do pintor, situado em Toeyen, examinaram as pinturas, que apresentam "danos que exigem um trabalho de restauração compreensivo e de longa duração."

O museu argumentou que o interesse público em ver "O Grito" e "Madonna" em seu estado atual justifica a exibição dos quadros durante um curto período de tempo antes do início dos trabalhos de restauração.

O museu Munch, que permanecerá fechado de 2 a 12 de outubro próximo, divulgou em seu site (www.munch.museum.no) uma fotografia das duas obras, nas quais é possível observar alguns danos.

Leia mais
  • Danificados em roubo, quadros de Munch serão restaurados
  • Ladrão teria revelado localização de quadros de Munch roubados
  • "O Grito" e "Madonna", de Munch, são encontrados 2 anos após roubo
  • Ladrão norueguês quer negociar devolução de quadros de Munch

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Munch
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página