Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/10/2006 - 11h26

Botero expõe obras sobre Abu Ghraib em Nova York

Publicidade

da Ansa, em Bogotá

O pintor colombiano Fernando Botero, 74, disse ter recebido muitas críticas por sua exposição em Nova York que reúne 45 quadros inspirados nos abusos e maus-tratos cometidos por soldados americanos na prisão iraquiana de Abu Ghraib. A mostra foi aberta em 18 de outubro e vai até 18 de novembro.

"A exposição recebeu muitas críticas e comentários, nem todos favoráveis, mas eu estou acostumado com isso, pois minha obra é polêmica", afirmou o pintor. Botero relatou que diversas pessoas foram à galeria Marlborough, onde expõe sua coleção, para dizer que a exposição é "anti-americana" e que "é inacreditável" que a mostra esteja em Nova York.

Reprodução
Exposição sobre Abu Ghraib está em NY
Exposição sobre Abu Ghraib está em NY
"Dizer a verdade não é ser anti-americano. Senão, o jornal 'New York Times', a revista 'Time' e todos os jornais que denunciaram isso são anti-americanos. É preciso dizer a verdade e ter liberdade de expressão", declarou o artista colombiano.

Segundo Botero, o mal-estar chegou a tal ponto que um colecionador americano o informou que iria "vender imediatamente" três quadros do artista que estão em seu acervo particular. A coleção sobre Abu Ghraib foi apresentada no ano passado, sem maiores problemas, no Palácio Veneza de Roma e no museu Wurth de Kunszelsau, na Alemanha.

Parceria

Botero informou que visitará a Colômbia nos próximos dias para assinar um quadro intitulado "Festa Nacional", pintado em conjunto com o presidente Álvaro Uribe para uma causa beneficente.

O quadro, que já está em Bogotá e será concluído por Uribe, faz parte das 32 obras pintadas por artistas colombianos e autoridades públicas para arrecadar fundos para as viúvas de militares mortos em combates.

"Estou muito contente de ter participado disso, muito honrado que o presidente tenha desejado fazer esse quadro comigo e sobretudo muito satisfeito que o dinheiro da venda de todas essas obras vá para as viúvas", disse Botero.

O artista estimou que o quadro pintado com Uribe seja vendido por um preço inicial de cerca de US$ 450 mil. Ele já entrou em contato com colecionadores internacionais para que ofereçam um preço maior.

A obra de Botero e Uribe será exposta no Clube El Nogal de Bogotá, entre 30 de outubro e 9 de novembro, quando será leiloada com as outras obras.

Leia mais
  • Mostra argentina expõe violência na Colômbia sob olhar de Botero
  • Botero bate recorde com tela vendida por US$ 2 milhões
  • Livro de ex-marine denuncia violência dos EUA no Iraque

    Especial
  • Leia tudo o que já foi publicado sobre Fernando Botero
  • Leia tudo o que já foi publicado sobre Abu Ghraib
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página