Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2006 - 18h48

Guia ensina turista gay a usar 8 idiomas; leia destaques GLS

Publicidade

SÉRGIO RIPARDO
Editor de Ilustrada da Folha Online

Confira os destaques sobre personalidades e eventos de interesse do público gay.

Ich verstehe Sie nicht (*)

Chegou ao mercado editorial brasileiro o primeiro guia de conversação para homens gays em viagem, trazendo frases e expressões típicas do meio GLS traduzidas em oito idiomas (alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês, português e russo) com a respectiva transcrição da pronúncia. Lançado pela Publifolha, o livro chama-se "Como Dizer Ma-ra-vi-lho-sa! em 8 Línguas" (288 págs, R$ 29,90) e também serve aos interessados em conhecer os códigos da cultura gay, principalmente em setores como hotelaria, lazer e gastronomia, onde cada vez mais se exige o respeito à diversidade sexual.

Reprodução
Guia ajuda turista a falar e escrever expressões do meio GLS no mundo
Guia ajuda turista a falar e escrever expressões do meio GLS no mundo
Não é preciso navegar pelos sete mares para praticar todos os termos indicados pela publicação. Basta entrar em chats, fóruns, comunidades virtuais e blogs estrangeiros voltados para o público gay. É cada vez mais comum ouvir histórias de namoros e amizades que nascem nesses espaços. Ter o guia nas mãos na hora de teclar dá mais segurança. O internauta poderá digitar mensagens mais coloquiais, além de consultar o real sentido de uma frase ou gíria que aparecer na tela.

Cada idioma do guia é facilmente identificado pela cor das páginas (vermelho para o alemão, laranja para o espanhol, amarelo para o francês, verde para o inglês, azul para o italiano, roxo para o japonês e rosa para o russo). Os sete capítulos trazem a lista de frases e expressões mais freqüentes em uma conversa, colocando ao lado sua tradução em português e como soletrar cada palavra. É preciso treino para que o resultado fique satisfatório.

Bem organizado, o guia contempla situações cotidianas de um turista gay fora de seu país em tópicos como vida noturna, azaração, jantar, cabelo, maquiagem, política, compras, quebrando o gelo, sexo, papo furado, sauna, academia e hora do adeus. A seleção dos termos foi feita por uma equipe especializada na cultura GLS dos países em que o idioma é falado, evitando assim o risco de alguns dicionários de indicar palavras antigas, hoje fora de uso.

No tópico sobre sexo, nada de meias palavras. Como todo guia que se preze, o importante é ser útil. As frases mais comuns ouvidas entre quatro paredes são traduzidas. Nada mais fácil do que aprender uma língua estrangeira amando, ou melhor, convivendo com nativos.

(*) Ich verstehe Sie nicht (pronúncia: Ix fer-CHTE-e es nixt) = "Eu não estou entendendo" em alemão

A Folha Online conferiu o guia e selecionou algumas expressões.

"Que biba enrustida!"

Inglês: What a closet case! (pronúncia: Wot a CLO-zet queis!)
Espanhol: Es un cigarrón (pronúncia: Es un ci-ga-ron!)
Francês: Quel homo refoulé (pronúncia: KÉHll omÔ rrefulÊ!)
Italiano: Che criptochecca (pronúncia: Que crip-to-QUE-ca)
Alemão: Was für eine verklemmte Schwuchtel (pronúncia: Vas für AI-ne ver-CLEM-te CHVUX-tel)

"Você curte o quê?" (no sentido sexual)

Inglês: What are you into? (pronúncia: Wot ar yu IN-tchu?)
Espanhol: ¿Qué es lo que te gusta? (pronúncia: Que es lo que te GUS-ta?)
Francês: Qu'est-ce que tu aimes? (pronúncia: Késske ty Éme?)
Italiano: Cosa ti piace fare? (pronúncia: CO-za ti PIA-tche Fa-re?)
Alemão: Worauf stehst du? (pronúncia: Vo-RAUF chtest du?)

"Cala boca, bicha"

Inglês: Shut up, bitch! (pronúncia: Châ-RÂP, bitch!)
Espanhol: Cállate, zorra! (pronúncia: CA-lha-te, So-ra!)
Francês: Ta gueule, salope! (pronúncia: tá GUÉle, saLÓpe!)
Italiano: Zitta, stronza! (pronúncia: TZI-ta, STRON-tza!)
Alemão: Halt's Maul, Miststück! (pronúncia: Halts maul, MIST-chtüc!)

Je pense que ce mec me drague (*)

Divulgação
Dupla francesa fez sucesso com
Dupla francesa fez sucesso com "Sexy Boy", trilha de seriado gay
Em 1998, a lânguida "Sexy Boy" foi lançada pelo Air, dupla francesa formada por JB Dunckel e Nicolas Godin. O hit estourou no mundo gay por entrar na trilha da série "Queer as Folk" (ou "Os Assumidos", no Brasil). Com o sucesso, JB arriscou e lançou um CD solo, sem maiores repercussões, algo parecido com o que ocorreu no primeiro vôo de Richard Ashcroft (Verve). Agora, o Air está de volta. No início do próximo ano, a dupla lança um novo CD. Também os francesinhos estão no longa "Maria Antonieta", da diretora Sofia Coppola, fã da dupla desde "Virgens Suicidas" (2000) e "Encontros e Desencontros" (2003). O filme chegou a ser vaiado em Cannes, acusado de omitir contextos históricos, e foi mal na bilheteria de estréia. Mas algumas fashionistas elogiaram o figurino usado por Kirsten Dunst e o clima pop do filme.

(*) Je pense que ce mec me drague (pronúncia: JÊ PÃNce kê cê MÉk mê DRRAguee) = Acho que esse cara está me paquerando" em francês

Qué mango (*)

Divulgação
Robin com tanguinha de dançarino é destaque do site Prism Comics
Robin com tanguinha de dançarino é destaque do site Prism Comics
Saudades do clube do Bolinha e do clube da Luluzinha? As histórias em quadrinhos tentam acompanhar o bonde da história e cada vez mais se dedicam ao universo gay. Nas bancas, ainda é difícil encontrar revistas com personagens homossexuais. Mas há um lugar na internet que se propõe a acompanhar os lançamentos. O site se chama Prism Comics e traz galerias de eventos, como atores vestidos de personagens como o Robin, além de reproduções de alguns trabalhos. É hora de lembra de "Queer as Folk", do loirinho desenhista Justin e da lojinha de HQs do bom-moço Michael. Além dos quadrinhos, games também saem do armário. A empresa Rockstar Games lançou uma versão de um jogo (Bully) em que dois personagens masculinos se beijam na boca. As imagens circulam no YouTube (para ver é preciso ter cadastro e ser maior de 18 anos).

(*) Que mango (pronúncia: que MAN-go) = "Que bofe" em espanhol (Argentina)

Andiamo a divertirci (*)

Divulgação
Zélia Duncan completa 25 anos de carreira
Cantora Zélia Duncan completa 25 anos de carreira com gravação de DVD em SP
Ícone do público lésbico, a cantora e compositora Zélia Duncan vai gravar DVD do show do elogiado disco "Pré-pós-tudo-bossa-band" no Auditório Ibirapuera em São Paulo. Ela se apresenta nos dias 17, 18 e 19 de novembro, a partir das 20h30. O ingresso custa R$ 30. O espetáculo também marca os 25 anos de ZD. Tudo começou em maio de 1981, quando a cantora de Niterói (RJ) fez sua primeira apresentação profissional na Sala Funarte. Ela já carrega nas costas oito discos gravados, dois DVDs e inúmeras parcerias. Mais informações no site www.auditorioibirapuera.com.br.

(*) Andiamo a divertirci (pronúncia: an-DIA-mo a diver-TIR-tchi): "Vamos nos divertir" em italiano

Gibt es in dieser Stadt eine Schwulenzeitung?(*)

O Mix Brasil noticiou hoje a criação deste boletim da Folha Online. Hospedado no UOL, o Mix Brasil é referência na cobertura de fatos e personagens do mundo GLS --na verdade, eles praticamente criaram essa sigla, hoje atualizada para GLBT, incluindo os bissexuais e transgêneros. André Fischer assinou coluna na Revista da Folha até maio passado, sendo substituído por Duilio Ferronato.

(*) Gibt es in dieser Stadt eine Schwulenzeitung?(*) (pronúncia: Guipt es in DI-zer chtat AI-ne CHVUlen-tzei-tun) = "Tem algum jornal gay nesta cidade" em alemão

No me gusta llevar un membrete (*)

Uma festa lesbian-chic em São Paulo está marcada para o próximo domingo em São Paulo. Onde? Saiba mais amanhã.

(*) No me gusta llevar un membrete (No me GUS-ta lhe-BAR un mem-BRE-te) = "Eu não gosto de rótulos" em espanhol.

Dicas de site

No Brasil: Seteventos.org é um daqueles sites preciosos para quem busca imagens de ensaios (comportados) de modelos e atores brasileiros e estrangeiros.

No mundo: Salsa & Pimenta é um blog português que traz as capas das principais revistas GLS do mundo, bem como os links. Também monitora noticiário e posta fotos de modelos. Evita nudez explícita.

Dicas de vídeo

No Brasil: Sabe o ator Fellipe Marques, aquele que fez cenas tóridas com Lázaro Ramos no filme Madame Satã? Ele já atacou de promoter na boate La Cueva em Copacabana. Também fez um curta chamado Capital Circulante.

No mundo: Vídeo de "Sexy Boy", da dupla francesa Air, traz um inesquecível macaquinho de pelúcia. Já imaginou o mundo se a TV aberta exibisse "Queer as Folk"?

Leia mais
  • Líder da banda Montage se declara bissexual; confira destaques do mundo GLS
  • Brasil terá nova revista gay; confira destaques do mundo GLS
  • Ator revela abuso sexual na Força Aérea; confira destaques do mundo GLS
  • Ex-governador gay quer casar nos EUA; confira destaques do mundo GLS
  • Elton John fará show beneficente no Rio; confira os destaques do mundo GLS
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página