Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/11/2006 - 22h36

Gilberto Braga domina horário nobre e inspira até Madonna

Publicidade

SÉRGIO RIPARDO
Editor de Ilustrada da Folha Online

Gilberto Braga carrega o aposto de "o mais sofisticado autor de novelas do Brasil". Seu poder é o de criar personagens urbanos, expor visões de mundo da elite e ditar modismos eletrizando o horário nobre da Globo. Novela é o produto cultural mais acessível e consumido no Brasil.

Arte Folha Online
Braga integra lista dos 10 gays influentes
No contraponto ao estilo "Gilberto Braga", costuma figurar a obra do ex-repórter policial Aguinaldo Silva ("Senhora do Destino" e "Tieta"), que nos anos 70 editou "O Lampião", tido como o primeiro jornal gay do país.

As vilãs de Braga são cultuadas pela comunidade gay. Quem não lembra de Maria de Fátima, Heleninha e Odete Roitman ("Vale Tudo"), de Olga Portela ("O Dono do Mundo"), de Laura Prudente da Costa ("Celebridade")?

Os dois trabalharam juntos em "Vale Tudo" (1988-1989). Vilãs de Silva também caem nas graças dos gays, como Nazaré Tedesco ("Senhora do Destino", campeã de ibope na emissora) e Perpétua ("Tieta").

Atualmente, Braga escreve "Paraíso Tropical", próxima novela das 21h, com estréia prevista para março de 2007, na qual abordará o tema do turismo sexual, com Alessandra Negrini no papel de gêmeas.

Mesmo fora do ar desde "Celebridade" (2003-2004), ele teve neste ano a prova do prestígio de suas criações. A novela "Dancing Days" (1978-1979), repleta de referências da cultura nos anos 70, serviu para inspirar o designer brasileiro Giovanni Bianco na concepção da turnê da cantora Madonna, a mais bem-sucedida deste ano no mundo.

Quanto a sua orientação sexual, Braga não esconde nem dissimula sua união com o decorador Edgar Moura Brasil. Os dois moram juntos, mas em quartos separados. O projeto de decoração dos espaços já foi mostrado na coluna de Renato Fernandes.

André AlmadaAndré FischerCelso KamuraClodovilClovis CasemiroDavid BrazilGilberto BragaLuiz MottSilvetty MontillaCarlos Tufvesson

Leia mais
  • Lista revela os 10 gays mais poderosos do Brasil

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre destaques GLS
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página