Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/04/2007 - 10h59

Jece Valadão e curtas marcam terceiro dia do Cine PE

Publicidade

FERNANDA CRANCIANINOV
da Folha Online, em Recife

Nesta quarta-feira, a programação da 11ª edição do Festival do Audiovisual Cine PE (que acontece entre os dias 23 e 29 de abril no Cine-Teatro Guararapes, em Recife) é marcada pela exibição de oito curta-metragens produzidos por seis regiões diferentes do país. No único longa da noite, Jece Valdão marca presença no elenco de "5 Frações de uma Quase História".

Às 18h30 a mostra competitiva inicia a exibição do curta-metragem "Além do Café, Petróleo e Diamantes", do diretor Marcelo Trotta. O vídeo de 15 minutos é uma produção paulista e mostra a recente migração de angolanos para o Brasil. O curta conta com depoimentos do artista plástico Kuta Ndumbu e do rapper Diamong. Trotta destaca com ironia a vinda espontânea dos povos africanos que uma vez foram trazidos à América à força.

Sergio Lobo/Divulgação
Longa "5 Frações de uma Quase História" traz Jece Valadão em produção coletiva mineira
Longa "5 Frações de uma Quase História" traz Jece Valadão em produção coletiva mineira
Em seguida, o festival exibe "Stela do Patrocínio - A Mulher que Falava Coisas". Com direção de Márcio de Andrade, o curta carioca traz um "falatório" poético de Stela. O Rio também é representado na competição por "Ruínas", de Emílio Gallo. O vídeo narra o inusitado encontro entre um ator decadente e esquecido (Otávio Augusto) e um estranho encontrado por acaso nas ruas --interpretado por Caio Blat. Os dois relembram seus passados de glória, enquanto "Sucata", uma cachorrinha vira-lata, acompanha a conversa amargurada.

Direto do Rio Grande do Sul, "A Peste da Janice", de Rafael Figueiredo, conta a história de Virginia e Janice, duas meninas de oito anos no início de mais um ano escolar. O filme mostra detalhes e sutilezas dessa relação de amizade.

"Vida Maria", de Márcio Ramos, mostra também em oito minutos como Maria José é levada a largar os estudos e trabalhar. Em seguida, "A Chuva nos Telhados Antigos", de Rafael Conde, traz o reencontro de um casal e as lembranças do amor desfeito.

Encerrando a programação de curtas, "Sete Minutos", da Cavídeo Produções, relata o acerto de contas de dois traficantes, enquanto "Dia de Folga", de André Carvalheira, marca a presença do Distrito Federal no festival.

Às 20h45, o longa "5 Frações de uma Quase História", produção coletiva mineira, encerra o terceiro dia com o encontro de cinco personagens inusitados: um fotógrafo obcecado por pés femininos, um funcionário público tentado pela corrupção, um homem que projeta sua vida em programas de TV, um trabalhador de um matadouro em crise e uma secretária desiludida no amor. O elenco conta com a ilustre presença de Jece Valadão.

A repórter viajou a convite do festival

Leia mais
  • Patrícia Pillar recebe homenagem na 11ª edição do Cine PE
  • Ariano Suassuna reina e cativa em longa no Cine PE
  • Documentários marcam segundo dia da 11 ª edição do Cine PE
  • Recife inaugura 11º Cine PE e acentua regionalismo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Cine PE
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página