Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/05/2007 - 11h06

Michael Moore vai ao Festival de Cannes com advogados

Publicidade

da Folha Online

O cineasta Michael Moore, 53, exibirá seu documentário "Sicko" no Festival de Cannes. Investigado pelo governo dos Estados Unidos, ele deverá comparecer ao evento acompanhado de advogados e estrategistas políticos.

Charlie Neibergall/AP
Michael Moore exibirá "Sicko" em Cannes
Michael Moore exibirá "Sicko" em Cannes
A sessão de "Sicko" ocorre no sábado (19). O filme, que entra em cartaz em 29 de junho nos cinemas norte-americanos, critica a indústria da saúde. David Boies, seu advogado, e Chris Lehane, estrategista político, acompanharão o diretor. O produtor do documentário, Harvey Weinstein, reuniu ainda um grupo de advogados e gurus de relações públicas para defender o polêmico diretor de eventuais ataques da indústria da saúde ou do governo norte-americano.

Moore está sob investigação do Departamento do Tesouro americano (U.S. Treasury Department). O governo suspeita que o diretor tenha levado trabalhadores que atuaram no resgate do 11 de Setembro para Cuba a fim de rodar um trecho do documentário. Dessa forma, ele teria desrespeitado o embargo que o país promove contra a ilha.

No dia 2 de maio, o cineasta foi notificado de que está sob uma investigação civil por uma carta do Departamento do Tesouro. O cineasta admitiu que viajou à ilha. "Eu não violei leis e não tenho nada para esconder", declarou o diretor.

Cuba saiu em defesa do cineasta e acusou o governo norte-americano de voltar ao macarthismo.

O Festival de Cannes começa hoje na cidade francesa. Os dois documentários anteriores de Moore também estiveram em edições anteriores do evento. Por "Tiros em Columbine" (2002), ele foi indicado à Palma de Ouro. Com "Fahrenheit - 11 de Setembro" (2004), ganhou o prêmio máximo do festival.

Com Ansa

Leia mais
  • Festival de Cannes vai exibir último filme de Anna Nicole Smith
  • Filme sobre papa João Paulo 2º no Uruguai terá exibição em Cannes
  • Júri do 60º Festival de Cannes é marcado por ecletismo
  • Após 15 anos de ausência, Alain Delon volta ao Festival de Cannes

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Festival de Cannes
  • Leia o que já foi publicado sobre Michael Moore
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página