Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/07/2003 - 08h07

Rápido passeio por São Paulo mostra a onipresença da internet

ANA PAULA DE OLIVEIRA
da Folha de S.Paulo

A cada dia, uma nova estatística fala da explosão da internet. Cresce o número de sites, aumenta o universo de usuários, agora é a vez do mundo sem fio e assim por diante. Hoje, há quase 600 milhões de internautas no mundo, segundo o instituto Nielsen/NetRatings. Eles podem escolher destinos entre bilhões de páginas, que representam a vida no mundo virtual.

Só de brasileiros, esse mundo tem quase 500 mil sites, que pipocam a nossa volta em qualquer lugar. A repórter Ana Paula de Oliveira foi às ruas de São Paulo para verificar essa onipresença da internet. Além de ver os sites propagandeados, deixou que as imagens urbanas produzissem associações e foi pesquisar esses destinos, numa espécie de hipertexto real.

O hipertexto é uma forma de organizar as informações na internet, em que certas palavras são "portas" para outros dados. Para saber mais, um bom começo são os sites oak.cats.ohiou.edu/~cl639796/hyper e www.firstmonday.dk/issues/issue3_11/pang. Uma curta história pode ser vista em www.useit.com/alertbox/history, em que os melhores links estão na parte final da página.

Essa história também nos leva a pensar em computadores em toda a parte: é a tal computação onipresente, cujos conceitos iniciais foram desenvolvidos no célebre centro de pesquisas Parc, da Xerox, na Califórnia (EUA). Saiba mais sobre isso em www.ubiq.com/hypertext/weiser/UbiHome.

Veja também as páginas c2000.cc.gatech.edu/classes/cs8113c_99_spring/readings/overview e www.cc.gatech.edu/classes.

Leia mais
  • Conheça o hipertexto nascido nas ruas
  • Jornada pela Oscar Freire revela hipertextos
  • Conheça hipertextos encontrados em caminhada pela alameda Lorena
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página