Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/07/2003 - 12h32

Viciados em tecnologia, geeks inauguram novo mercado na web

FERNANDA K. ÂNGELO
da Folha Online

Antes ele usava boné, cabelo comprido, óculos fundo-de-garrafa, calça jeans e camiseta. Atualmente, ele continua amante inveterado de RPG e computadores. Mas a aparência e o estilo de vida do geek --termo usado para designar viciados em tecnologia-- mudaram bastante com o fim da bolha da nova economia.

A transformação foi suficiente para que aparecessem na internet concursos de geek mais sexy e inaugurar um mercado virtual de apetrechos e moda que, mesmo no Brasil, fatura alto.

Uma dessas lojas virtuais, a Linux Mall é um exemplo desse novo e bem-sucedido mercado. Adriano Caetano, diretor da "loja geek", diz que a empresa fatura R$ 700 mil por ano. O sucesso de vendas é o sistema operacional Linux de baixo custo, um CD vendido por pouco mais de R$ 10.

Uma característica comum entre os geeks é o apoio ao sistema operacional de código aberto Linux. Por conta disso, eles normalmente são os maiores críticos do Windows, da Microsoft.

De onde vem o termo

"Alguém que faz apresentações públicas grotescas, como arrancar a cabeça de uma galinha viva com os dentes." Esta é uma das definições dadas à palavra geek pelos dicionários de língua inglesa. Muito longe disso, porém, com o advento da internet e a evolução da computação, o termo passou a ser usado para designar aficionados por informática.

A expressão, até pouco tempo atrás, tinha um ar pejorativo e se referia aos fãs de computadores normalmente desprovidos de vida social e com problemas comportamentais.

Com sua popularização, ela perdeu a carga negativa e hoje se refere a qualquer pessoa apaixonada por jogos eletrônicos, informática e programação. E também consumidores ávidos de tecnologia. São usuários que gastam cerca de 12 horas por dia on-line --inclusive nos finais de semana-- e montam e consertam os próprios computadores, segundo eles mesmos dizem.

Paixão por tecnologia

Os geeks hoje adotam a designação por conta própria e têm uma vida como a de outra pessoa qualquer --a não ser pela paixão que nutrem por tecnologia.

A editora do site Conga Conga Conga, Lia Portocarrero, escreve em uma de suas páginas que o "nerd [o geek é uma categoria de nerds] é aquele cara que nutre alguma obsessão por determinado assunto a ponto de pesquisar, colecionar coisas, fazer música, escrever sobre...".

Portocarrero diz ainda que o geek não sossega enquanto não descobrir como algo funciona e não dorme antes de conseguir rodar um programa. Baseada nisso, ela sugere que esse tipo seja um bom amante --e explica: "ele não deve sossegar enquanto não satisfizer sua parceira".

Leia mais
  • Lojas on-line têm produtos específicos para o público geek
  • Concurso elege geek mais sensual dos Estados Unidos
  • Conheça Chad Briggs, eleito o geek mais sexy dos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página