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04/07/2003 - 12h38

Lojas on-line têm produtos específicos para o público geek

da Folha Online

Camisetas, chaveiros, joysticks do tempo do Atari e, claro, livros e livros sobre tecnologia são alguns dos produtos que figuram nas vitrines virtuais das lojas para geeks, que vêm ganhando cada vez mais clientes na internet.

Sites como o www.linuxmall.com.br, o www.thinkgeek.com e o Copyleft.net - Geek Chic! oferecem produtos que vão de adesivos a gomas de mascar com cafeína --para manter os geeks acordados em frente ao PC.

Mais vendidos

"Como não poderia deixar de ser, o sucesso de vendas é o sistema operacional Linux de baixo custo [CD-R vendido por pouco mais de R$ 10]", afirma Adriano Caetano, diretor da Linux Mall. Isso porque geralmente os geeks --principalmente os que visitam a LinuxMall-- apóiam o desenvolvimento de distribuições Linux e, digamos assim, não gostam muito do Windows.

Caetano conta que as camisetas temáticas --com frases irreverentes e, claro, o pinguim símbolo do Linux-- estão entre os itens mais procurados. Outros produtos muito vendidos são acessórios como chaveiros, canecas, adesivos e pinguins de pelúcia. Segundo Caetano, o ticket médio de compra no site é de R$ 60.

Para os que literalmente vestem a camisa, há na web lojas especializadas em camisetas para os amantes da tecnologia, profissionais de suporte técnico, fãs do Linux, gamers etc. Uma delas é a Jinx.

Outro mercado

Cerca de 95% dos compradores desses sites são homens, diz Caetano. Mas, segundo ele, o público feminino tende a crescer. Prova disso é o site internacional de garotas usuárias de Linux, que já possui até um grupo de "linuxers" brasileiras, que podem ser conhecidas em www.linuxchix.org.br.

Para o diretor, o mercado de lojas geek ainda é novo, mas caminha em passos largos. A Linux Mall vem mantendo crescimento anual de 40%. Com uma equipe de dez funcionários, em 2002 a loja faturou R$ 700 mil, valor que deve ultrapassar a barreira de R$ 1 milhão este ano.

Grande parte das lojas de informática atende apenas ao usuário comum, que precisa comprar um disquete, cartucho, impressora, papel e produtos de marcas genéricas.

Segundo ele, não é este tipo de produto que o internauta vai encontrar em lojas para o público geek. "Normalmente são produtos que ele vai olhar e dizer: 'Caramba, você viu aquele mouse?'"

Na ThinkGeek, por exemplo, o internauta encontra uma espécie de "massinha colorida" para se distrair quando está inquieto em frente ao computador. De acordo com o anúncio no site, ela pode ser esticada, quebrada, rasgada, torcida etc.

Além disso, se o geek for daqueles que acorda com uma preguiça danada, ele pode comprar um sabonete de glicerina com cafeína que o mantém ligado --a cafeína é absorvida pela pele, explica o site do produto na ThinkGeek.

Outros produtos inusitados também podem ser encontrados em sites como Errorwear: embrace your computer problems, www.computergear.com/tech-tees---ties e www.geekstyle.co.uk/ntkmart.

Caetano conclui dizendo que a inclusão digital incentivaria o crescimento do público geek e, consequentemente, das lojas de produtos específicos.

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