Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/07/2003 - 12h45

Tecnologia acelera troca de arquivos na web e ameaça provedores

da Folha Online

Uma nova tecnologia licenciada por três provedores europeus promete acelerar a troca de arquivos pela internet, mas coloca as empresas na mira de processos antipirataria das gravadoras.

A solução é simples e promete resolver um dos maiores problemas que os programas peer-to-peer, como Kazaa, Morpheus e iMesh, trazem aos provedores: a sobrecarga no trânsito de arquivos.

Trata-se de um software chamado PeerCache, desenvolvido pela empresa sueca Joltid, do co-fundador do Kazaa, Niklas Zennstrom. Ele armazena temporariamente nas máquinas do próprio provedor os arquivos trocados pelos internautas, o que acelera os downloads.

O PeerCache trabalha com a rede FastTrack, um dos protocolos P2P mais populares da web, utilizado nos populares Kazaa e iMesh e responsável por quase 70% do tráfico total da rede, segundo a Joltid.

Os parceiros europeus da Joltid negaram-se a assumir a associação publicamente --indicativo que a discussão sobre a pirataria na internet pode ameaçá-los.

Polêmica

De acordo com a IFPI, associação comercial que representa a indústria fonográfica internacional, apesar de os arquivos ficarem armazenados temporariamente nas máquinas dos provedores, manter cópias de material registrado pode torná-los cúmplices de comércio ilegal.

"Apenas usar a palavra 'cache' não significa que o serviço está automaticamente isento da responsabilidade", afirma a associação em um comunicado. Ainda assim, a IFPI não deu seu parecer final sobre o PeerCache. "Estamos examinando o serviço e então decidiremos sobre qualquer ação."

Zennstrom defendeu seu produto e os provedores. Segundo ele, a União Européia permite que os provedores mantenham cache em suas máquinas, não importa sua origem.

"Ao armazenar temporariamente o tráfego P2P, os provedores não encorajam o download dos arquivos", disse Zennstrom. "É apenas uma maneira de eles organizarem a rede."

Leia mais
  • Troca de arquivos pela web pode virar crime nos EUA
  • Riaa inicia caça a usuários de redes de troca de arquivos
  • 87% dos usuários de redes P2P compram CDs, diz pesquisa
  • Kazaa ou Morpheus estão em 77% das companhias

    Especial
  • Leia tudo sobre MP3 em Música Digital
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página