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30/07/2003 - 09h35

Cresce oferta de venda de músicas on-line

FERNANDO BADÔ
da Folha de S.Paulo

O internauta que opta por adquirir músicas legalmente na internet tem uma nova opção. É o site BuyMusic (www.buymusic.com), que entrou no ar na semana passada seguindo a mesma linha que fez do iTunes (www.apple.com/itunes) um sucesso.

Para adquirir uma música, o usuário do BuyMusic terá de desembolsar US$ 0,79. Um álbum completo sai por US$ 7,95. No iTunes, cada faixa custa US$ 0,99.

Com um acervo de aproximadamente 300 mil músicas --cerca de 100 mil a mais do que o concorrente-- de artistas de cinco gravadoras diferentes, o BuyMusic chegou ao mercado se auto-intitulando "a maior loja virtual de músicas do mundo".

Antes de baixar os arquivos do BuyMusic, o internauta precisa se cadastrar e instalar no PC o Windows Media Player 9.0 (o próprio site fornece o atalho para o download gratuito). O sistema não suporta o programa da Apple.

A disputa deve se acirrar ainda mais: a Roxio, proprietária do Napster (www.napster.com), promete reabrir o site antes do Natal, com um portifólio de 500 mil músicas.

Por enquanto, concorrentes menores tentam abocanhar um pedaço do mercado. Um deles é o Rhapsody (www.listen.com), que usa o sistema de assinatura mensal (US$ 9,95) e conta com cerca de 25 mil músicas.

O espanhol WebListen (www.weblisten.com), com músicas da Espanha, Holanda e Alemanha, tem planos que chegam a custar € 29 por mês.

Também europeu, o www.easymusicdownload.com cobra € 21 pela assinatura de um ano.

Também vale destacar o site mp3universityuk.co.uk, que cobra US$ 0,99 por mês pelo direito de baixar arquivos.

Mas há opções gratuitas, boas e que respeitam a lei. É o caso do árabe Mazika (www.mazika.com), cujo repertório é formado por músicas de artistas árabes.

O MP3.Com (www.mp3.com) ainda fornece algumas músicas gratuitamente.

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