Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/10/2003 - 08h46

ONG mantém parceria com a Interpol

Publicidade

CÍNTIA CARDOSO
da Folha de S.Paulo, em Nova York

Instrumentos de investigação tradicional, utilização de software e auxílio de psicólogos são as ferramentas encontradas pelo Copine (sigla em inglês para combate à rede de pedofilia na Europa).

Sediado na Irlanda, o Copine (www.copine.ie) tem uma rede de informantes na polícia britânica e atua em conjunto com a Interpol. Monitora sites com imagens de pedofilia e visa identificar as crianças vítimas de abuso.

Pesquisas da organização mostram que, por mês, entre três e quatro novas crianças aparecem em sites pornôs. A boa notícia é que do total de crianças encontradas em situação de exploração sexual na internet, 40% foram identificados pelo Copine, com a ajuda da Interpol, desde 1999.

Apesar do sucesso da iniciativa, para Gemma Holland, diretora do Departamento de Arquivos do Copine, a rapidez de propagação de imagens de pedofilia na internet ainda está à frente dos esforços de quem combate esse crime.

Folha - O que é o Copine?
Gemma Holland - O projeto foi criado em 1997 a partir de estudos do Departamento de Psicologia aplicada do University College Cork [na Irlanda].

É uma combinação de instrumentos tradicionais de investigação criminal com psicologia, com o objetivo de coletar informações sobre a exploração sexual de crianças na internet. Ele atua no monitoramento passivo de grupos de notícias e de discussão na internet. Identificamos as páginas com imagens com conteúdo pornográfico de crianças, fazemos o download dessas imagens e as arquivamos. Posteriormente, a polícia tem acesso a esse material.

Nossa organização está ligada a vários processos que levaram a prisão de acusados e à identificação de vítimas desses abusos.

Folha - Ou seja, o Copine age como um internauta comum?

Holland - Sim, monitoramos grupos de notícias selecionados. Temos softs que podem ser utilizados por qualquer usuário.

Folha - Quais são os programas usados por sua organização?

Holland - Nós desenvolvemos um programa próprio, mas ele tem as mesmas funções do Agent.

Leia mais
  • Cibercaçada busca pedófilos que abusam de crianças usando a web
  • Internet vira arma para chegar a pedófilo
  • Mulher bate papo para pegar criminosos
  • Polícia Federal usa denúncia como estratégia
  • Polícia de Minas Gerais vasculha internet
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página