Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/02/2004 - 10h32

Wi-Fi já tem padrão sucessor em estudo

Publicidade

ALEXANDRE MANDL
da Folha de S.Paulo

Empresas como Alvarion, Intel, ITSA e TVA atualmente preparam um padrão que deve ampliar o alcance das redes wireless do tipo Wi-Fi. Modems e redes sem fio que podem fornecer acesso à internet em alta velocidade por toda uma cidade já estão em testes.

O WiMax, ou IEEE 802.16, oferece conexões de até 70 Mbps --cerca de 270 vezes mais rápido do que uma conexão de 256 Kbps-- em distâncias que chegam a até 50 quilômetros.

Segundo Sean Maloney, vice-presidente-executivo do grupo de comunicação da Intel, o WiMax deve se tornar popular em breve. Isso porque provedores de internet poderão oferecer banda larga a longas distâncias sem instalar cabos em ruas.

A Intel confirma o lançamento de processadores para notebooks compatíveis com o 802.16 para 2005. Já a Alvarion deve apresentar modems WiMax em junho.

Testes brasileiros

O WiMax foi experimentado em Belo Horizonte e Brasília pela Intercontinental Telecomunicações (ITSA) em fevereiro de 2003. "Nós colocamos internet na casa de algumas pessoas e vimos que o WiMax pode cobrir toda uma cidade sem problemas", diz Jefferson Wanderley, gerente de produtos da empresa.

A TVA também já estuda a tecnologia em São Paulo. Segundo Amilton de Lucca, diretor de novos negócios, o 802.16 pode chegar no segundo semestre deste ano, com um preço próximo ao do Ajato.

Leia mais
  • Saiba escolher um serviço de banda larga
  • Speedy tem instalação prática
  • Serviço de banda larga Ajato dispensa provedor
  • Vírtua oferece acesso restrito
  • Wi-Fi já tem padrão sucessor em estudo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página