Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/01/2006 - 10h16

Microsoft vai investir US$ 100 milhões por ano na China

Publicidade

da Efe, em Xangai

A Microsoft, a maior multinacional informática de programas e telecomunicações, investirá cerca de U$100 milhões anuais na China durante os próximos três a cinco anos, informou hoje o diário oficial "Xangai Daily".

Estes investimentos serão dedicados sobretudo à pesquisa e desenvolvimento, depois da grande expansão de outros grandes concorrentes globais, como Google e Yahoo!, no segundo mercado mundial de internet (110 milhões de usuários) --a China fica somente atrás dos Estados Unidos na quantidade de internautas.

A Microsoft investirá em telefonia celular, internet e entretenimento digital, embora a maioria dos fundos serão utilizados para recrutar jovens talentos chineses.

Ontem foi estabelecido um centro de pesquisa e desenvolvimento em Pequim, no qual se espera contar no total com mais ou menos 3.000 pessoas até o final de 2008 (agora são 800), segundo revelou Zhang Yaqin, vice-presidente da Microsoft.

"O investimento total está focalizado na internet, já que não podemos negar a decolagem da população chinesa na rede", disse Zhang, que não revelou mais detalhes sobre a operação.

Grandes provedores internacionais de serviços de busca na internet, desde a Microsoft ao Yahoo! e Google, operam de maneira polêmica em países como a China, onde aceitam as exigências do governo e colaboram com a censura na rede.

Dias atrás, a Microsoft foi condenada pela organização Repórteres Sem Fronteiras por bloquear o blog de um jornalista chinês que criticou a mudança de editores produzido no diário "Beijing News".

A Cisco Systems, outra companhia americana, projetou programas específicos para que a polícia chinesa pudesse censurar as comunicações eletrônicas, segundo a organização.

Leia mais
  • Número de internautas na China já chega a 111 milhões
  • Número de internautas cresce 12,4% no Brasil
  • Gigante dos softwares censura blog chinês

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a internet na China
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página