Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/02/2006 - 11h58

Operação contra crime virtual resulta em 57 detenções

Publicidade

da Folha Online

Uma operação realizada ontem pela Polícia Federal resultou na detenção de 57 integrantes de uma quadrilha de crimes virtuais --desde maio, eles desviaram R$ 10 milhões de contas bancárias via internet.

Ontem, 330 policiais realizaram mandados de prisão e de busca e apreensão nos Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Bahia, São Paulo e Paraná. Os detidos vão responder por crime de formação de quadrilha, furto qualificado, violação de sigilo e interceptação telemática ilegal.

As ações estavam concentradas na cidade de Campina Grande (PB), onde 42 membros da quadrilha foram detidos. Entre eles o líder do grupo: Emir Sangler, 19. Todos foram encaminhados para presídios e também para abrigos, já que nove deles são menores de idade.

Segundo a Polícia Federal de Campina Grande, Sangler já havia atuado com um pirata virtual do Rio de Janeiro. Depois da prisão do criminoso carioca, no ano passado, o jovem de Campina Grande montou sua própria quadrilha. Até ontem, Sangler não tinha antecedentes criminais.

Somente na Paraíba, a PF apreendeu nove veículos, computadores, CDs, disquetes e comprovantes de depósitos e cartões. As máquinas passarão por perícia, que pode indicar o destino do dinheiro transferido indevidamente. Com um menor detido no Paraná, os policiais também encontraram 200 comprimidos de ecstasy.

Phishing

A operação que leva o nome de "Scan" teve início em maio do ano passado, quando a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil denunciaram transferências para contas de laranjas e pagamentos indevidos de boletos bancários. Para realizar estas ações, os membros da quadrilha utilizavam um golpe chamado phishing scam.

Com esta tática, pessoas mal-intencionadas espalham e-mails que oferecem links ou sugerem visitas a sites maliciosos --o objetivo é instalar programas espiões no computador das vítimas. Estes softwares têm como principal objetivo roubar informações que serão utilizadas em transações financeiras, sem o consentimento do titular da conta corrente.

Leia mais
  • Falsa promoção da Copa-2006 instala vírus no PC
  • Falsa mensagem do Boticário rouba dados do internauta
  • Cliente de banco enfrenta "saga" após fraude virtual
  • Curiosidade "empurra" internautas para os golpes virtuais

    Especial
  • Leia mais no especial sobre crimes virtuais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página