Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/03/2006 - 12h07

Aparelhos de VoIP usam design para atrair usuários domésticos

Publicidade

JULIANA CARPANEZ
Enviada especial da Folha Online a Hanover

Os estandes da Cebit que oferecem produtos e serviços de VoIP (voz sobre o protocolo IP, da internet) mostraram que o foco dessa tecnologia ainda está bastante voltado às empresas.

Divulgação
Telefone da Viseon
Telefone da Viseon
Segundo os expositores, isso acontece porque a alternativa --que tem como objetivo baratear a conta do telefone-- está apenas começando a se popularizar entre os usuários domésticos.

Para esse público, uma das novidades que mais chamou a atenção foi o VisiFone, da norte-americana Viseon.

A novidade traz um conceito de design completamente novo para a telefonia digital. "Não é aquele telefone antigo, analógico, com adaptações para fazer ligações VoIP", explicou um dos funcionários do estande, salientando que o visofone foi desenvolvido especialmente para a tecnologia VoIP. Sua principal diferença em relação aos demais é o posicionamento da webcam embutida --ao contrário dos seus concorrentes mais baixinhos, a câmera do aparelho fica na altura dos olhos, evitando interferências da iluminação posicionada no teto das salas.

Além disso, a localização do microfone e dos alto-falantes --respectivamente ao lado e em cima da base do visofone-- proporcionariam maior qualidade ao som enviado e recebido pelo aparelho quando o usuário optar pelo sistema de viva-voz.

Divulgação
Telefone com design antigo da alemã Retrostar
Telefone com design antigo da alemã Retrostar
A novidade será lançada no início de abril na Europa e nos EUA --lá, ela deve chegar aos consumidores por cerca de US$ 330. Também com enfoque no design de produtos com tecnologia VoIP, a Suncorp apresentou telefones coloridos, compactos e modernos, que imitam o visual dos celulares.

Retrô

Na contramão dessa tendência, a alemã Retrostar apresentou na Cebit um telefone retrô. Nele, a base do telefone antigo --daqueles em que o usuário usava uma espécie de roda para fazer a discagem-- foi substituída pelo notebook ou pelo desktop. Para explicar a inusitada presença da velha peça na maior feira de tecnologia do mundo, o fabricante diz que sua invenção proporciona maior conforto durante as ligações feitas por meio do computador.

A jornalista viajou a convite da Hannover Fairs do Brasil

Leia mais
  • Etiqueta inteligente tem presença garantida na loja do futuro
  • Prancheta ganha versão hi-tech que digitaliza anotações
  • Cebit adota convergência como "padrão" entre produtos exibidos

    Especial
  • Veja galerias de imagens da Cebit
  • Leia mais no especial sobre a Cebit 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página