Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/06/2006 - 21h19

Irã pede reunião do Conselho de Segurança sobre o Oriente Médio

Publicidade

da Efe, em Nova York

O Irã condenou nesta quinta-feira a "bárbara incursão" de Israel nos territórios palestinos e pediu a convocação de uma reunião urgente do Conselho de Segurança (CS) da ONU (Organização das Nações Unidas) para abordar a situação no Oriente Médio.

O ministro iraniano de Assuntos Exteriores, Manouchehr Mottaki, disse em entrevista coletiva que havia enviado uma carta ao secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, para que solicite ao CS a convocação de uma reunião.

"A atuação de Israel é uma incursão cruel que viola o direito internacional e os princípios humanitários", afirmou Mottaki.

"Infelizmente, presenciamos outro grande erro dos muitos que Israel cometeu contra o povo palestino (...) A captura de um soldado israelense não justifica esta ação militar", acrescentou o chanceler.

Mottaki afirmou que os palestinos são uma sociedade democrática, que sofre pelas atuações do governo "sionista", que mantém em suas prisões cerca de 10 mil palestinos, entre eles 160 mulheres e 350 crianças.

"Por que a intervenção das forças armadas é considerada um ato terrorista em alguns casos e em outros defesa própria?", questionou.

O representante iraniano também lamentou que a "tomada como reféns de representantes do governo palestino por parte do Exército israelense" não seja considerada uma "ameaça para a paz e a segurança".

"A paz no Oriente Médio sem justiça, será impossível", acrescentou.

Israel prendeu metade dos ministros do governo palestino, liderado pelo movimento islâmico radical Hamas, assim como prefeitos e deputados, enquanto os representantes que residem na faixa de Gaza se encontram na clandestinidade por temor de serem capturados.

Leia mais
  • Comentário: Ameaça e linha-dura cercam novo impasse israelo-palestino
  • Ação em Gaza pode causar morte de refém israelense, diz professor
  • Israel confirma morte de colono israelense seqüestrado

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o conflito no Oriente Médio
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques em Gaza
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página