Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/01/2007 - 10h00

Reparação de cabos submarinos em Taiwan pode durar semanas

Publicidade

da Efe, em Taipé

A reparação dos cabos submarinos de telecomunicações danificados no terremoto de 26 de dezembro em Taiwan durará várias semanas, disse hoje um porta-voz da companhia taiuanesa Chunghwa Telecom, a principal da ilha.

Os navios encarregados de reparar os seis cabos danificados chegaram hoje à área e chegaram à conclusão que os danos são maiores do que o esperado. "Esperamos a reparação dos primeiros cabos em meados do mês e o do resto no final do mês", disse o porta-voz da Chunghwa Telecom, Chan Tze-yee, sem descartar atrasos.

A reparação dos cabos prioritários para restabelecer a normalidade nas conexões de internet em Hong Kong, e outras regiões do Sudeste Asiático, demorará cerca de duas semanas e não os sete dias previstos.

As equipes de reparação também estão aumentando a capacidade de carga dos cabos não afetados pelo terremoto. A empresa taiuanesa Chunghwa Telecom, proprietária dos cabos, calcula que a reparação vai custar cerca de US$ 1,5 milhão.

O terremoto de 26 de dezembro no sul de Taiwan, de 6,7 graus na escala Richter, sacudiu 300 km do fundo do mar nas cercanias do extremo sul de Taiwan e danificou 6 dos 12 cabos marítimos de telecomunicações que passam pela região.

As telecomunicações com o exterior na China, Taiwan, Japão, Coréia e o Sudeste Asiático foram fortemente afetadas pela ruptura dos cabos. O setor financeiro também sofreu os efeitos do colapso de comunicação.

A Chunghwa Telecom dará prioridade para restaurar comunicações dos mercados financeiros e as ligadas à aviação civil.

Leia mais
  • Internet asiática funciona bem em 2007 após terremotos
  • Setor de telecomunicação volta a funcionar lentamente na Ásia após terremoto
  • Terremoto na Ásia danifica cabos e afeta bancos e internet na região
  • - Taiwan registra novo terremoto e sofre danos nas comunicações

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre cabos em Taiwan
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página