Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/02/2007 - 10h04

Tocador iPod exige novas regras de etiqueta

Publicidade

JAMES CIMINO
Colaboração para a Folha de S.Paulo

Que o mundo virtual pede novos padrões de comportamento não é novidade nenhuma (apesar de muita gente ainda escrever e-mails em letra maiúscula), mas que o iPod, o novo bibelô da sociedade do século 21, também preza por aquilo que os franceses chamam de "bon chic, bon genre" talvez nem todo mundo saiba.

A colunista de moda e freqüentadora da noite paulistana Erika Palomino comenta que chegar na casa de alguém com um iPod e pedir para colocá-lo para tocar pode gerar desconforto. "Indiretamente você está dizendo que a música que seus anfitriões estão executando no local não está agradando", diz.

Divulgação
DJ Márcio Vermelho (foto) promove a festa Avesso todo mês no Vegas Clube
DJ Márcio Vermelho (foto) promove a festa Avesso todo mês no Vegas Clube
No entanto, a recíproca não é verdadeira. Segundo a colunista, pedir que alguém que chegue a sua casa com um tocador ponha as canções para tocar é de bom tom. "Acho educado pedir que a pessoa banque o DJ, pois demonstra que essa pessoa tem bom gosto musical."

Palomino faz apenas uma ressalva: "É muito desagradável pedir para baixar todas as músicas do iPod de alguém em seu computador, porque aquela pessoa dedicou tempo para obter aquele material. É bancar o "carioca'", afirma a colunista, que nasceu no Rio de Janeiro.

DJ iPod

Entre os DJs, há um novo jargão para os amadores que pensam que o tocador de MP3 pode transformá-los em profissionais. Marcio Vermelho, DJ residente das noites Avesso e Caviar do clube Vegas, diz achar chato os "DJs iPod substituírem os profissionais", que fazem um trabalho de "criar atmosferas musicais" nas casas noturnas.

"Uma coisa é tocar em festinha de amigo", avalia o DJ. Ele conta que o clube carioca Dama de Ferro criou uma pista destinada aos DJs iPod, equipada com um mixer destinado ao tocador, apenas para convidados.

Leia mais
  • Google Earth faz flagras de nudez via satélite
  • Flagra de nudez no Google Earth viola privacidade, diz advogado
  • Garotas de programa usam iPod Vídeo para arranjar clientes
  • Site de humor revela como seu trabalho está "matando" você
  • Uma em cada cinco pessoas já "traiu" por torpedo, diz pesquisa
  • Vírus "emos" exploram carência do internauta para infectar PCs
  • "Peço desculpas aos usuários do YouTube", diz Daniella Cicarelli
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página