Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/03/2007 - 15h37

Internautas atacam personalidades que escrevem próprio verbete na Wikipédia

Publicidade

da Folha Online

Internautas que freqüentam a Wikipédia resolveram contra-atacar personalidades que fazem o próprio verbete na versão brasileira da maior enciclopédia aberta da web. Páginas suspeitas (como a da VJ Marina Person) ou declaradamente editadas pelos perfilados (caso da cantora Karine Alexandrino) receberam alterações revoltadas.

Segundo os "wikipedistas", quem escreve sobre a própria vida no site é movido pelo ego, assim como aconteceria em redes de relacionamentos. Promover-se no site seria um desserviço à inteligência daqueles que o consultam, dizem.

Reprodução
No site Egopedia, o internauta pode digitar sobre ele mesmo sem ser perturbado
No site Egopedia, o internauta pode digitar sobre ele mesmo sem ser perturbado
"Usar este meio de consulta para se (auto)promover é no mínimo lamentável, para não dizer mais", escreveu um usuário na página da cantora cearense. "Exclusão total!", clama o internauta. Sua página foi proposta para exclusão.

No seu e-mail, Alexandrino também recebeu mensagens no mesmo tom. "É por causa de gente como você que a Wikipédia perde credibilidade a cada dia que passa. Ninguém no Brasil te conhece e graças a Deus vai continuar desconhecendo", escreveu um remetente revoltado --e anônimo.

Já Marina Person teve o resumo de sua vida alterado de forma irônica e sutil. "Marina Izaura Jeha Person (São Paulo, 15 de fevereiro de 1969) é uma atriz (sic) e (filha de) cineasta brasileira e VJ da MTV", agora aparece no seu verbete.

Opções

Há opções para quem quer escrever sobre sua vida no formato "wiki" --ou seja, verbetes interrelacionados e editados de forma colaborativa. A Egopedia, por exemplo, é um instrumento em que o internauta pode digitar sobre ele mesmo sem ser perturbado. A prática é incentivada, inclusive.

Já na Desciclopédia --a enciclopédia de mentiras infames--, o internauta também pode criar verbetes absurdos, inclusive sobre si. É pouco garantido, no entanto, que ele seja poupado pelo humor mordaz dos "desciclopedistas".

Leia mais
  • Wikipédia vira Orkut para famosos e anônimos que fazem o próprio verbete
  • "Wikipédia do mal" escracha celebridades com humor negro
  • Software gratuito do wikia.com permite criação de sites como a Wikipedia
  • Wikipedia ameaça fechar em quatro meses, diz "Inquirer"
  • Enciclopédia virtual Citizendium busca superar Wikipedia
  • YouTube e Wikipédia estão entre marcas mais importantes, diz pesquisa

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Wikipedia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página