Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Programa nuclear da Coreia do Norte

A Coreia do Norte anunciou nesta segunda-feira ter realizado "com sucesso" um novo teste nuclear e ameaçou executar novas ações, em um desafio aberto à comunidade internacional. O regime ditatorial de Pyongyang desconsiderou, assim, as pressões internacionais que tentam obrigar o país a renunciar às ambições atômicas.


Mais resultados: Anteriores 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Próximos
Comentários dos leitores
Humberto rodrigues (125) 29/05/2009 11h00
Humberto rodrigues (125) 29/05/2009 11h00
A Coréia do Norte não tem a minina vontade de iniciar uma nova guerra.Quer apenas entrar no cenário internacional e chamar a atenção do mundo para os seus problemas internos. 5 opiniões
avalie fechar
Francisco De Castro (4) 29/05/2009 10h04
Francisco De Castro (4) 29/05/2009 10h04
A Coréia do Norte tem razão quando diz que 99,9% dos testes nucleares foram realizados por países ditos pacíficos, membros do Conselho de Segurança da ONU. Por que uns podem e outros não? Isso é parte da questão. A outra é entender que o regime férreo e ditatorial dos norte-coreanos é filho rebelde da Guerra Fria, cujos pais (EUA e Rússia) estão em outra... A China é uma espécie de tia que ficou rica e influente, talvez consiga acalmar o sobrinho, mas não é nenhuma garantia. Se der a louca no sobrinho e ele resolver atacar a irmã gêmea (Coréia do Sul) toda a família terrestre poderá pagar o pato! 26 opiniões
avalie fechar
Miguel bernardes (28) 29/05/2009 09h38
Miguel bernardes (28) 29/05/2009 09h38
Eu não sei porque o mundo dá tanta importância a Coréia do Norte. Só porque tem um louco governando um país que, no máximo, tem meia dúzia de bombas atômicas?
Se esta for a razão, é bom lembrar que o mundo já convive há bastante tempo com outros países com loucos no poder, a saber: Paquistão e Israel.
31 opiniões
avalie fechar
M Mig (2109) 29/05/2009 09h34
M Mig (2109) 29/05/2009 09h34
Um novo teste de armas?
Isso é terrorismo psicológico.
3 opiniões
avalie fechar
Rodrigo Marcato (245) 29/05/2009 08h38
Rodrigo Marcato (245) 29/05/2009 08h38
Caro João Carlos Gagliardi, bom dia. Com relação ao seu post, acho que ele é muito bem estruturado. O único senão é com relação ao tamanho e capacidade do exército norte-coreano. Ele pode ser o quinto maior do mundo mas conta com equipamentos em sua maioria obsoletos. O exército iraquiano também era mais ou menos do mesmo tamanho na época da Primeira Guerra do Golfo, os equipamentos eram muito similares e eles tinham experiência de combate devido à Guerra Irã-Iraque, mas isso não impediu a derrota final. 6 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 28/05/2009 15h55
João Carlos Gagliardi (2328) 28/05/2009 15h55
Vamos aos fatos da região?
A Coreia do Norte, é um país comunista e como todo país comunista, só incomoda os outros. E sempre a população quer fugir. Por que será?
A Coréia do Sul, só quer cuidar da própria vida e não consegue, porque tem um vizinho doido e bem armado.
O Japão, após a 2ª GM, tem forças armadas apenas "defensivas"....
A ONU, não serve para mais nada...
Desde que inventaram o "poder de veto", os chamados membros permanentes: Estados Unidos, União Soviética, Grã-Bretanha, França e China, sempre que são contrariados em seus interesses "vetam" o que não lhes interessa.
Então ONU para que, se 5 países dizem o que é certo ou errado?
Ah! Mas a Coreia do Norte desenvolveu armamento nuclear...
Eles e mais uma dúzia de países...
E são tão perigosos, quanto quem já tem...
Embora algumas vezes ache, que quem já tem, é bem mais perigoso...
E os EUA, como ficam na parada?
Essa é a dúvida.
Para ser sincero, estou muito longe de ser antiamericano, mas isso não me impede de criticá-los.
Desde a Guerra da Coréia, eles se deram mal em todos os conflitos em que se envolveram: Vietnã, Iraque, Afeganistão entre outros...
Todos foram um fiasco.
E nenhum destes, tinha o exército nem o armamento que a Coreia do Norte tem.
Como resolver então?
Negociando.
Não se discute com um louco armado...
O melhor jeito para derrotar o Kim Jong-il, é retirando temporariamente, a "ameaça" de represálias. Sem isto, seu discurso de "proteger a nação", esvazia...
E ele também.
45 opiniões
avalie fechar
Raom Pagliarini Felipe (11) 28/05/2009 15h30
Raom Pagliarini Felipe (11) 28/05/2009 15h30
Por que ocorre uma guerra? Porque ocorreria uma guerra entre aliados dos EUA e Coréia do Norte.
As guerras só ocorrem por um motivo=DINHEIRO.
Todas as guerra até hoje tiveram interesses financeiros.
SE o que os EUA forem gastar for maior do que eles forem ganhar não terá guerra.
Se o que os EUA forem gastar for menor do que eles forem ganhar. Ocorre guerra.
É posto tudo antes no papel.
As pessoas que forem morrer não importa. Não vai importar se vai morrer crianças, mulheres. O que importa é lucrar.
Essa é a lógica.
Sempre foi assim.
Não ocorrerá porque a Coréia do Norte tem um programa nuclear. Isso é a desculpa.?
30 opiniões
avalie fechar
Paulo Maranhão (2) 28/05/2009 14h08
Paulo Maranhão (2) 28/05/2009 14h08
Coréria do Norte começou apenas alertando, da sua forma, sobre as necessidades para a ONU agora o que era apenas um jeito de chamar a atenção virou a necessidade de fazer uma guerra. A ONU está sendo imcompetente ao tratar da situação e em vez de negociar com a Coréria do Norte eles apenas "jogam mais lenha na fogueira". A Coréia do Norte sabe que vai ser massacrada se iniciar a guerra mas eles pensam: "O que eu vou perder com isso já que estou na miséria?". Se a guerra for iniciada muita gente inocente vai pagar o preço e é isso que a ONU quer? É isso que a ONU quer? Fazer com que pessoas inocentes pagam o preço por causa de loucos no poder? 13 opiniões
avalie fechar
eduardo de souza (480) 28/05/2009 13h47
eduardo de souza (480) 28/05/2009 13h47
A Coréia do Norte é um país fechado, pouco se sabe a seu respeito, considerando que a maioria da mídia é tendenciosa, a realidade desse governo pode ser outra.
Imaginem que ela pode estar sendo financiada por outra super potência para o preparo de um conflito global.
A Rússia, a china e o próprio Japão tem interesses em comum, são visinhos, incomoda a presença avançada de outra super potência na "barra da saia", se o USA não ficar esperto o bicho vai pegar pro lado dele.
Os acordos internos sempre ocorreram e só vêm à tona quando os conflitos se iniciam. Espero estar errado.
20 opiniões
avalie fechar
sérgio dourado (359) 28/05/2009 13h39
sérgio dourado (359) 28/05/2009 13h39
Devo ainda "tentar" comentar os abusos dos soldados norte-americanos com presos iraquianos nas prisões norte-americanas-iraquianas. Mas os fatos são tão revoltantes que só poderia dizer adjetivos,já que não vejo racionalidade alguma na forma em que os "soldados" 'tratavam' os presos iraquianos. Claro que na guerra ninguém é inocente,mas isso já é PERVERSÃO PURA. As fotos veiculadas,ainda que menos severas que as proíbidas, por si só já revoltam e anojam: esses caras são doentes pervertidos de uma nação sem qualquer respeito pelos Direitos Humanos. São podres, horrendas, lastimáveis significado do que "seja" humano. Lembro de algo parecido somente em campo de concentrações,onde as pessoas eram mortas fisicamente,mas nas prisões iraquianas, sob patrocínio das autoridades norte-americanas, matam a alma de qualquer cidadão, criminoso ou não....Deveriam ser levados à Corte Internacional de Haia,onde seriam julgados por quebra do acordo da Convenção de Genebra, que também reflete os direitos dos prisioneiros de guerra. Não é à toa que os EUA nem mesmo reconhecem o direito internacional e o Tribunal de Haia, quando são os seus soldados, os monstros da guerra a serem julgados..Isso é chamar uma nação de civilizada e líder mundial? Só se for da barbárie e nem de longe da tal "liberdade", que se estava ruim, vai ficar pior ainda a imagem dos norte-americanos no exterior do mundo e no interior de nossas almas...Bando de pervetidos e sádicos vergonhosos até de se imaginar,dá vômito... 24 opiniões
avalie fechar
J. R. (1159) 28/05/2009 13h25
J. R. (1159) 28/05/2009 13h25
Opiniões sobre um possível conflito Coreia do Sul x Coréia do Norte :
Guerra Convencional vencedor=ninguém
Guerra Nuclear vencedor=ninguém
Intromissão na Guerra=ninguém diretamente, quem se intrometer vai "pagar o preço"
Os EUA só podem bombardear a Coréia do Norte com SBM, nem B-52 vai poder utilizar, os caças norte coreanos os alcançam, então está descartado. Se usarem SBM ou Tomarok as bases americanas no Japão viram alvo dos SBM norte-coreanos, bem como Seul. Se houver guerra convencional, as duas coréias perderão , EUA e Japão serão os vencedores na prática pois adiam o sonho da reunificação do povo coreano.
48 opiniões
avalie fechar
sérgio dourado (359) 28/05/2009 13h21
sérgio dourado (359) 28/05/2009 13h21
Apesar de latir e arranhar os portões da Comunicadade Internacional em clara chantagem política,a Coréia do Norte sabe que não pode ir à uma guerra contra os EUA. É estupidez acreditar que eles teriam alguma chance,dado que os EUA e a Coréia do Sul já têm um sistema antimísseis perto da C.N..Podem até lançar a bomba,mas o que veremos depois na C.N. seria um monte de cadáveres esqueléticos,já que a Coréia do Norte é um país de famintos que possuem um líder mais que excêntrico,é um ditador que não se importa com o verdadeiro progresso de seu povo:como na sua irmã Coreia do Sul (invejável ate mesmo para os padrões brasileiros de educação, tecnologia e renda). A C. do Norte não passa de um cão pequinês que fica latindo no portão dos outros,e qual quer hora vai levar seu troco. No entanto,apoio seu programa nuclear,já que ele se refere à um tecnologia ambígua,sendo usada tanto para fins militares quanto para fins pacíficos,e não são os EUA que serão dignos de optar por isso.Apesar de que os norte-coreanos querem tratar diretamente é com os yankees,sua maior ameaça e única segurança,já que não acredito que a China e/ou Rússia,parceiros de Pyongyang,entrariam num tipo de guerra dessas: isso sim,seria o fim da humanidade. Mas por causa da Coréia do Norte?ora, vamos ser mais sensatos e realistas,pois a vida real não é um jogo estratégico de video game,é a vida sob o cadafalso de um guerra nuclear final. 24 opiniões
avalie fechar
Claudio Rocha (267) 28/05/2009 12h55
Claudio Rocha (267) 28/05/2009 12h55
o equilibrio do mundo esta baseado nas ações e mantido pelo interesse de alguns poucos paises em detrimento da maioria das nações e dos povos, isso ja causou inumeras guerras, e agora a Coreia norte com seus lideres acuados diante de uma população onde a maioria vive na miseria, não tem mais nada a perder e a fazer senão desafiar as leis internacionais, que claro é cheia de hipocrisias, mas é a que esta em vigor, na verdade esse lider norte coreano é alguem da elite mundial que sentindo-se abandonado pelos conpatriotas de outros paises tenta se impor dizendo que cometera suicidio mas levará muitos seres humanos junto. 20 opiniões
avalie fechar
Marcos Fukaya (18) 28/05/2009 10h49
Marcos Fukaya (18) 28/05/2009 10h49
O texto minimiza a Coréia do Norte por causa de seu baixo grau tecnológico bélico. Não devemos esquecer que o Iraque e a Afeganistão não foram tão fáceis de domar apesar de que lá eram bem piores do que a Coréia do Norte além de terem soldados em quantidade muito inferior. É um erro achar que só porque nós temos armas muito mais desenvolvidas isso permitirá intimidar os norte-coreanos ou que garantirá liquidar o inimigo rapidamente, em poucas semanas. 17 opiniões
avalie fechar
marcos cesar fernandes (194) 28/05/2009 10h16
marcos cesar fernandes (194) 28/05/2009 10h16
Em meio a notícias apavorantes da Coréia do Norte, pelo menos uma nos diz respeito: Nosso governo socialista abrirá (já deveria ter inaugurado) lá, uma embaixada. Breve nó, brasileiros, teremos que ajudar financiar o socialismo norte coreano a exemplo do que já fazemos com Cuba. É o dinheiro do pobre contribuinte brasileiro servindo a causas perdidas. 49 opiniões
avalie fechar
Chris Maria (235) 28/05/2009 09h14
Chris Maria (235) 28/05/2009 09h14
28/05/2009 - 08h26 - "Escalada norte-coreana põe China em encruzilhada"
Além de colocar a China numa encruzilhada, a pequena e isolada Coréia do Norte desponta como o primeiro desafio grave na política externa do atual governo norte americano. Com um déficit fiscal apontando para 13% até o final de 2009, há de se supor que Obama venha evitar uma ação militar na região da Península Coreana. No entanto, se as provocações de Pyongyang se mantiverem no mesmo ritmo dos últimos dias, a falta de uma ação mais firme poderá repercutir internacionalmente como fraqueza. Os EUA sinalizam uma linha tênue quando afirmam que a Coréia do Norte deverá "pagar o preço" do seu atual comportamento, mas, deixa claro que é preciso retomar as negociações.
Moral da história: - Nos pequenos frascos estão os melhores perfumes, mas, também os piores venenos.
46 opiniões
avalie fechar
M Mig (2109) 27/05/2009 22h53
M Mig (2109) 27/05/2009 22h53
"Nesta quarta-feira, a Coreia do Norte formalmente disse que não está mais sujeita ao cessar-fogo que encerrou a Guerra da Coreia, há 56 anos"
Eu disse que é um ato premeditado de agressão.
26 opiniões
avalie fechar
J. R. (1159) 27/05/2009 20h49
J. R. (1159) 27/05/2009 20h49
Especialistas descartam confronto militar entre as Coreias, ora é algo temerário fazer tal afirmação utilizando fórmulas matemáticas atrás de uma escrivaninha. Gostaria de saber se algum deles visitou Pyongyang recentemente, talvez a opinião fosse outra, realmente não dá para confiar em tais especialistas de plantão. É preciso sentir o clima na capital do poder de ambos os países. 64 opiniões
avalie fechar
eduardo de souza (480) 27/05/2009 19h13
eduardo de souza (480) 27/05/2009 19h13
Interessante como quando próximo a uma eleição ou a uma troca de governo, aparece rumores de guerras ou até ataques mesmo, como foi o caso de Israel, Irã e agora Coréia do Norte.
Parece que mostrar os dentes ou até morder dá ibope a um candidato. Tomara que a coisa não pegue por aqui.
10 opiniões
avalie fechar
fernando carvalho (26) 27/05/2009 17h52
fernando carvalho (26) 27/05/2009 17h52
Concordo com os especialistas, o ditador norte coreano só quer chamar a atenção e diminuir as sanções impostas ao seu país. Acho que ainda não tem doido que desafia os estados unidos sabendo que vai perder !!!! 3 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (270)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página