Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Suriname

Centenas de surinameses atacaram, com facões e machados, a comunidade brasileira na cidade de Albina. Pelo menos 25 ficaram feridos.


Mais resultados: 1 2 3 4
Comentários dos leitores
mario pedrosa (192) 30/12/2009 18h08
mario pedrosa (192) 30/12/2009 18h08
O Itamaraty se apressou em condenar "o Caso Zelaya" e referendar o resultado das eleições no Irã - estreitando inclusive, os laços de amizade com Amoud Amadinejad. Estranhamente, não se manifesta contra as agressões aos brasileiros no Suriname e muito menos às atrocidades que vêm ocorrendo contra os direitos humanos no Irã. É assim que querem ser respeitados como lideranças globais Lula e Amorim? Isto, sem falar no desvario total de Chaves, ao qual Lula presta pleno apoio. 37 opiniões
avalie fechar
AGUINALDO VENANCIO (2215) 30/12/2009 17h35
AGUINALDO VENANCIO (2215) 30/12/2009 17h35
AHHH NOSSAS "RELAÇÕES EXTERIORES"...
QUEM TE VIU, QUEM TE VE...
QUE LÁSTIMA!
E A PTZADA ACHA QUE O BRASIL REPRESENTA LIDERANÇA NA POBRE, RETROGRADA E SEM FUTURO AMERICA LATINA..
SE POR AQUI DESFRUTAMOS DESSE "RECONHECIMETNO E LIDERNAÇA" IMAGINE AONDE REALMENTE , CONTA...
POBRE PTZADA, COSEGUIRAM NOS DESMORALIZAR MUNDO AFORA!
COM ISSO ISNTITUIÇÕES NACIONAIS SECULARMETNE RECONHECIDAS , HJ SÃO ALVO DE CHACOTAS.. (RIR PRA NAO CHORAR- FRASE DA ULTIMA HORA KKKK) -
E O ZELAYA HEIN PTZADA, CONTINUA HOSPEDADO NA NOSSA EMBAIXADA?
QUE LIXO!
7 opiniões
avalie fechar
AGUINALDO VENANCIO (2215) 30/12/2009 17h11
AGUINALDO VENANCIO (2215) 30/12/2009 17h11
CARO SAFFIOLLI:
PRA COMEÇAR A PTZADA DEFENDE COM UNHAS E DENTES O TERRORISTA ASSASSINO BATTISTI, SABE-SE LÁ QUAL A RAZAO, POIS POR MUITO MENOS, MANDARAM OS BOXEADORES CUBANOS QUE RESOLVERAM , APROVEITANDO-SE DO INEXPRESSIVO E CARISSIMO PAN DO BRSIL (PELO QUE CONSTA, ESTAVA PROGRAMADO PARA GASTAREM X E GASTARAM 10X, E ATE AGORA - SALVO SE ALGUEM APRESENTOU AS CONTAS - NAO PRESTARAM CONTAS AINDA), REFUGIAREM-SE POR AQUI..MAS A POLICIA PETISTA TRATOU LOGO DE EMBARCA-LOS IMEDIATAMENTE PARA OS BRAÇOS DE CASTRO, LA , SEGUNDO A PTZADA ALOPRADA, O PARAISO NA TERRA - CUBA...
PARA A FELICIDADE DOS BOXEADORES CUBANOS E PESSOAS NORMAIS E DE BOM SENSO,, ESTAO AGORA EM MIAMI, FELIZES DA VIDA E DE LA MANDAM BANANAS PRA ptRALHADA CARRASCA...
DÁ PRA ENTEDER ESSA GENTE?
8 opiniões
avalie fechar
Sergio Lavinas (258) 30/12/2009 16h59
Sergio Lavinas (258) 30/12/2009 16h59
"Itamaraty confirma estupro de brasileiras em onda de ataques no Suriname"
Tenho de admitir. Depois de o presidente ter chamado os pagadores de impostos de porcos e de ter dito que os políticos são os proprietários dos brasileiros porcos, não confio mais em nada.
Esse Antônio Patriota, parece que o individuo não sabe a diferença entre o bem e o mal, entre o massacre que houve em Albiná e as "briguinha de meninas brincando de casinha" que o Itamaraty costuma resolver nas assembléias da ONU.
O cara é um "filósofo" parlapatão, é um político que ganha rios de dinheiro para falar besteira em dois ou três idiomas, mas não é pago para proteger brasileiros-suínos.
Se o Patriota disse que tem 2 estupros, pode crer que tem muito mais. Se o Itamaraty disse que houve algumas mortes, pode crer que houve um massacre de centenas de brasileiros em Albiná.
Eu gostei das informações de um companheiro (J. Pimentel (84) 30/12/2009 10h22 )
que esclareceu alguns fatos relacionados à cidade de Albiná e às causas dos crimes lá ocorridos na noite de Natal.
Para o Itamaraty, todos os porcos fora ou dentro do Chiqueiro Brasil, com exceção dos políticos, dos magistrados e dos suínos ricos, são desconhecidos e são porcos da enésima pior qualidade.
É incrível isso, mas é a pura verdade! Tente você, brasileiro que estiver no estrangeiro, procurar por socorro em qualquer embaixada do Chiqueiro Brasil pelo mundo afora, você vai ver o que é bom para tosse!
É triste ser brasileiro.
7 opiniões
avalie fechar
Paulo Saffioti (36) 30/12/2009 13h28
Paulo Saffioti (36) 30/12/2009 13h28
Só gostaria de saber porque enquanto muitos paises fazem até campanhas para que estrangeiros voltem aos seus paises em defesa de seu povo o Brasil dá anistia aos estrangeiros ilegais aqui? 21 opiniões
avalie fechar
Van Der Burg (98) 30/12/2009 12h21
Van Der Burg (98) 30/12/2009 12h21
Sr Raf Souza
Concordo com o sr. quando diz que o Irã tem direito a desenvolver um programa nuclear para fins pacíficos, assim como qualquer outro país do mundo. A questão é o apoio que o governo brasileiro tem dado a um regime ditatorial que persegue , tortura e mata os que a ele se opõe, além de oprimir as mulheres e as minorias naquele país. Nada contra o Irã (Pérsia ) que tem uma longa História de civilização.
Tambem não acho que devamos romper relações com o Irã , apenas não deveríamos ter recebido Ahmadinejad no Brasil, já que esta visita de certa forma significou um endosso a sua eleição fraudulenta e ao regime opressor iraniano.
Um abraço e Feliz Ano Novo
26 opiniões
avalie fechar
jucelino kopeski (259) 30/12/2009 12h20
jucelino kopeski (259) 30/12/2009 12h20
O Lulla e o Celso Amorim ,quem lembra da brasileira na Suiça a reação foi bem diferente. 6 opiniões
avalie fechar
Val Almeida (4) 30/12/2009 11h18
Val Almeida (4) 30/12/2009 11h18
Toda a propaganda que os países anglo-saxões fizeram foi mérito deles, pois colhem riqueza até hoje. Infelizmente, as vezes a propaganda é exacerbada e imoral, lesando outras nações. Está certo quem comentou este assunto e humildemente quero parabenizá-lo por algo escrito com um pouco mais de substância. Achei muito bom o comentário sobre um pouco da história do Suriname. Isso enriquece nossa discussão.
Concordo quando se diz que querem sujar a imagem do Lula. Acredito que ele não seja nada inocente ou santo. Mas chegou o momento de sabermos que o Lula homem move o Lula instituição. O Sr. Lula é um presidente, e não o dono de todas as instituições do país. Ele também é considerado uma peça política ou instituição. É tão clara a lambança e sujeira na política que seria mais fácil se todos nós nos juntássemos a fossemos tomar providências do que ele sozinho. Uma única pessoa, mesmo com certo poder nas mãos e ainda sabendo dos podres dos marginais alocados no governo, sobrevive somente se souber jogar o jogo. Como um presidente pode governar ou chegar a acordos políticos com sujeitos que democraticamente a população escolheu? Ou seria o caso de nas próximas eleições criarmos vergonha, fazermos jus ao nosso crescimento, a nossa honra, como foi dito, fazendo o que é certo, votando em outras opções. Democracia é um sistema, que o presidente precisa do apoio do congresso. E o congresso, além de corrupto, tem vários partidos e divisão de força. A divisão é boa mas sem corruptos.
7 opiniões
avalie fechar
Val Almeida (4) 30/12/2009 10h35
Val Almeida (4) 30/12/2009 10h35
Estar no Haiti também faz parte de uma estratégia que se gasta milhões para atrairmos bilhões. Ou devaríamos achar que estamos em evidência por sermos o país do futebol? Propaganda internacional também faz parte do jogo, definitivamente.
Quando se discute relações internacionais com os países desenvolvidos e ainda mostra-se interesse em ajudar com relação aos problemas mundiais, tem-se criada a chance de mostrar um pouco de maturidade como país. O jogo é um só...ou joga-se como os grandes ou melhor que eles, ou ficamos no lodo. Alguém quer voltar na época do gatilho fiscal?
Se vamos nos rebelar contra uma sistema, é melhor o conhecermos melhor.
12 opiniões
avalie fechar
De fato, nós os lusofonos, senão de origem; de cultura essencialmente lusitana, devemos nos ater aos interesses comuns e especificos dessa origem.
Desde longa data vem esta campanha de desmoralização das coisas latinas e especialmente das coisas Portuguesas; o desmantelamento do outrora significativo "Mundo Português" que espalhava-se pela Asia; India; Africa; América do Sul e até Oceania, foi e é promovida pelos "anglo-saxões" desde afastada época, qual seja, a da Rainha Elizabeth, glorificada pela descarada maquina de propaganda anglo-saxã, chamada HOLLYWOOD.
Ouso dizer que se o injustificavel ataque aos cidadãos Brasileiros ocorridos no Suriname houvessem ocorrido no tempo do Brasil Imperial ou mesmo no tempo do Vice-Reinado, eles teriam sido exemplarmente castigados; nossos cidadãos teriam sido vingados.
9 opiniões
avalie fechar
J. Pimentel (86) 30/12/2009 10h22
J. Pimentel (86) 30/12/2009 10h22
É preciso conhecer e entender a região para se comentar sobre o incidente no Suriname. Albina fica em região de antiga selva tropical, às margens do rio Maroni, fronteira com a Guiana Francesa. Neste local, seis nações africanas escravizadas pelos holandeses se refugiaram no sec. 17 e mantiveram seus hábitos e linguagem, formando uma nação quilombola. Preservacionistas, sempre se rebelaram contra ocupações e enfrentaram com armas, entre 1980 e 1990 o ditador Bouterse, que queria dominar a região, rica em minérios. A atual crise vem de longe, desde que empresas transnacionais, sobretudo chinesas passaram a extrair ouro e explorar e destruir a floresta. Essas empresas empregam brasileiros, colombianos, peruanos e outros estrangeiros e são alvos de intensas campanhas por parte dos Maroons que os querem longe de suas terras. O governo surinames nunca tomou qualquer providência.Os conflitos isolados são constantes. Por dominarem o comércio de alimentos, agiotagem, drogas e prostituição os brasileiros passaram a ser visados pelos locais. Essa revolta da véspera de natal é o ovo da serpente que rompeu a casca. Agora, qualquer pessoa de pele mais clara, como os índios, por exemplo, confundidos com brasileiros e bolivianos não podem mais permanecer na cidade sob risco de agressão. Os marrons querem dominar novamente sua região. O problema está longe de acabar e as causas são bem mais complexas. 16 opiniões
avalie fechar
hildo molina (154) 30/12/2009 10h20
hildo molina (154) 30/12/2009 10h20
e como disse ontem, viva a suinocultura.
mulheres e homens (crianças e adultos) são estuprados todos os dias, aos montes, dentro do brasil (lembram da estória do ex-metalúrgico que quis estuprar o companheiro de cela).
nós somos estuprados todo o tempo pelos políticos e outras "autoridades" desse governo enviezado.
é a década dos estupros.
o presidente é personagem da década (para o bem e para o mal).
5 opiniões
avalie fechar
Val Almeida (4) 30/12/2009 10h18
Val Almeida (4) 30/12/2009 10h18
Importante: boa relação exterior = divisas para o país através de comércio, prosperidade, crescimento sustentado, seu salário todo o mês na sua conta e a faculdade do seu filho paga, vendo-o construir um país digno e não morrendo numa guerra.
relação exterior fracassada= embargo, provocação, tensão, guerra, degradação da raça humana.
Alguém tem dúvidas de que uma guerra é catastrófica para qualquer país? Estamos nos desenvolvendo sem nada disso...
Não precisamos mais de mártires. Não é a valentia das armas que precisamos neste momento mas sim da de estudar, buscar informação, cultura, entender realmente oque acontece e votar conscientemente nas próximas eleições. Precisamos sim fortalecer fisicamente nosso país com armas, mas usar a força em último caso. Como posso argumentar quando leio em reportagens sobre as respostas da maioria brasileira sobre o que fariam se estivessem no lugar dos nossos políticos e uma maioria esmagadora responde que faria o mesmo que os corruptos de hoje estão praticando?
Que país é esse?? Sim, um país composto por pessoas...nós...
3 opiniões
avalie fechar
claudia kabus (268) 30/12/2009 10h11
claudia kabus (268) 30/12/2009 10h11
no caso da brasileira que mentiu na suiça ele se meteu, a diplomacia falou com rudeza. agora ficam calados porque os agressores são quilombolas. tudo pelo coletivo (que é uma abstração) nada pelo indivíduo. 7 opiniões
avalie fechar
Luciano Carvalho (7) 30/12/2009 10h05
Luciano Carvalho (7) 30/12/2009 10h05
Finalmente os brasileiros recuperam sua auto-estima. Sob a liderança do Lula o Brasil o país do futuro começa a se transformar na potência econômica e social do presente. Mas é só o começo. Os burguesinhos não perdoam, não tendo argumentos sólidos contrários se apegam a factóides para criticarem e destilarem seu ódio. Até o incidente em Suriname jogam a culpa no Lula. Olha burguesinhos, se liguem, "a vida é muito curta para ser pequena" . 46 opiniões
avalie fechar
Ananias Andrade (2) 30/12/2009 10h03
Ananias Andrade (2) 30/12/2009 10h03
Vejam o comentário de Haremhab Hassan. Este me parece o mais sensato e correto com o espírito de um país que quer ser justo, soberano e consciente. 1 opinião
avalie fechar
Luciano Carvalho (7) 30/12/2009 09h59
Luciano Carvalho (7) 30/12/2009 09h59
Tem gente que vive destilando todo o ódio e rancor pelo Lula. Essa gente de barriguinha sempre cheia jamais perdoará um simples operário, sem cultura acadêmica que, finalmente, lidera o Brasil para sair do atoleiro da desigualdade social em que vive. Tantos e tantos brasileiros saindo da miséria. Finalmente o povo brasileiro recupera sua alto-estima. E os tucanalhas e os demoníacos, jamais perdoarão Lula por ter sido muito, muito, muito melhor do que o Príncipe das Astúrias FHC. Mas é isso gente de barriguinha cheia e cabeça vasia, "os cães ladram e a caravana passa". 33 opiniões
avalie fechar
Sergio Lavinas (258) 30/12/2009 09h57
Sergio Lavinas (258) 30/12/2009 09h57
"Cidade no Suriname afugenta brasileiros"
- O Presidente do país disse, ontem em SBC, que a população é composta de suínos e que os políticos são nossos proprietários.
- O Brasil tem 39 ministérios para cuidar do dia-a-dia de todos a vara de brasileiros/suínos. Nuncanteznessechiquero houve tanto ministro. Não foi criado, até o momento, o Ministério das Varas de Brasileiros/Suínos em Suriname, por isso, nada será feito para mitigar o sofrimento da vara de brasileiros/suínos naquele pais.
- Os brasileiros/suínos que estão no Suriname, não contribuem com impostos que sustentam os valorosos suínos dos 39 ministérios e aos demais poderes.
- Os integrantes da vara de brasileiros/suínos que está no Suriname não recebem bolsa família, por isso não votarão no candidato do Lula.
- A Embaixada do Chiqueiro/Brasil no Suriname não sabe de quantos indivíduos se compões a vara de brasileiros/suínos que esta lá, nem se estão legal ou ilegalmente, nem se estão vivos ou mortos.
- Os Vara de brasileiros/suínos que estão no Suriname não tem serventia nenhuma para o para o Itamaraty nem para o Lula, seja agora seja nas eleições de 2010.
7 opiniões
avalie fechar
AGUINALDO VENANCIO (2215) 30/12/2009 09h41
AGUINALDO VENANCIO (2215) 30/12/2009 09h41
CARO TUPY AMORIM:
O "HAITI" , NAO PASSA DE UMA TENTATIVA DE DEMSONTRAÇÃO DE """PUUUUUDEER", MISTURADO COM A MEGALOMANIA PETISTA, QUE DE POSITIVO PRA NOS, NAO REPRESENTA NADA..
ESSAS TROPAS NO HAITI , TRARIAM MUITO MAIS BENEFICIOS PARA OS BRASILEIROS SE POR EX, FICASSEM NAS ZONAS DE CONFLITOS EM FAVELAS, SO PRA DAR UM EXEMPLO...
MANDAR TROPA PRO HAITI PRA TER ALGUM RECONHECIEMTNO INTERNACIONAL?
E A SOCIEDADE BRASILEIRA QUE ESTA REFEM DO CRIME QUE VERDADEIRAMENTE COMANDA AS COISAS NAS FAVELAS HEIN PTZADA, NEGANDO DIREITOS A ESSES BRASILEIROS, ?
CONTINUAM ERRANDO, COMO SEMRPE.
QUE DESGRAÇA!
17 opiniões
avalie fechar
AGUINALDO VENANCIO (2215) 30/12/2009 09h33
AGUINALDO VENANCIO (2215) 30/12/2009 09h33
VIRAM COMPATRIOTAS?
VEJAM O PREÇO QUE ESTAMOS PAGANDO MUNDO AFORA ,POR ESSA PTZADA INSISTIR EM SERMOS "BONZINHOS" E COMO OS AMIGOS PODEM PERCEBER, SOMOS O "PATO" (NAO O JOGADOR, BEM LONGE DISSO.) DA AMÉRICA LATINA, SO PRA LEMBRAR:
-ZELAYA
-BOLIVIA - O INDIO BOLIVIANO USOU E ABUSOU DO NOSSO PATRIMONIO LA... E SEGUNDO A PTZADA, NADA PODERIA FAZER POIS RESPEITAVA A SOBERANIA DELES..
E A NOSSA PTZADA?
-MERCOSUL
TALVES ISSO EXPLIQUE , PQ TANTO ARMAMENTO ENTRA ILEGALMENTETE NAS NOSSAS ABANDONADAS FRONTEIRAS, ALIMENTANDO O EXERCITO BANDIDO, QUE MATA INOCENTES TODO DIA (MUITO MAIS QUE CAUSAS NATURAIS)..
QUE LÁSTIMA!
RECLAMAR COM QUEM?
DO PONTO DE VISTA PESSOAL DEVE SER O MAXIMO TER TANTA POPULARIDADE, MAS, E O TODO?
ESTAMOS ABANDONADOS!
18 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (68)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página