Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/12/2006 - 19h36

Haniyeh condena convocação de eleições antecipadas por Abbas

Publicidade

da Folha Online

O primeiro-ministro palestino, Ismail Haniyeh, condenou neste sábado a convocação pelo presidente Mahmud Abbas de eleições antecipadas, estimando que "agravaria a crise e as tensões", em declarações à TV iraniana.

"Penso que convocar eleições desta maneira é uma falta de respeito com o povo palestino", disse Haniyeh, em suas declarações.

"Acredito que isto aumentará a tensão e terá um impacto negativo", afirmou o primeiro-ministro palestino, que, na quinta-feira, iniciou uma visita ao Irã como parte de sua primeira viagem ao exterior desde que assumiu suas funções em março.

Hamas

O movimento islamita Hamas, que dirige o governo palestino, rejeitou neste sábado a decisão do comitê executivo da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) de convocar eleições antecipadas, classificando-as de "golpe contra a democracia".

"Trata-se de um golpe contra a democracia com o objetivo de eliminar o Hamas da cena política", declarou a agências internacionais Jalil Al Hiya, chefe do grupo parlamentar do Hamas, majoritário no Conselho Legislativo palestino.

"Esta decisão não é proveitosa para os interesses nacionais palestinos e só agravará a situação", advertiu.

O Comitê Executivo da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) se pronunciou neste sábado a favor de eleições antecipadas a fim de sair da crise política, anunciou um de seus membros.

"O comitê executivo pediu ao presidente Mahmud Abas que organize eleições legislativas e presidenciais antecipadas", declarou Saleh Rafaat, acrescentando que Abbas, presente nas reuniões, apoiou o pedido lançado durante o encontro realizado em Ramallah, norte da Cisjordânia.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Presidente da ANP decide convocar eleições palestinas
  • Milhares marcham em apoio a premiê palestino
  • Premiê descarta reconhecimento de Israel

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre o Oriente Médio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página