Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/12/2006 - 10h40

Simpatizantes de Pinochet agridem jornalista espanhola

Publicidade

da France Presse
da Folha Online

Simpatizantes do ditador chileno Augusto Pinochet interromperam violentamente na noite desta segunda-feira (11) em Santiago uma reportagem de uma jornalista do canal estatal Televisión Española (TVE).

No momento em que a repórter María José Ramudo se dirigia à câmera diante da Escola Militar da capital chilena, um homem puxou o microfone da mão dela e começou a gritar palavrões contra os espanhóis, segundo imagens exibidas na manhã desta terça-feira pela TVE.
A jornalista agredida interrompeu o comentário que fazia depois de ser insultada reiteradamente pelos simpatizantes de Pinochet, que também jogaram vários objetos sobre ela.

Antes de interromper a reportagem, a jornalista espanhola explicou que as agressões dificultavam o trabalho e que vários policiais ao redor do local não se mexeram para protegê-la e ao câmera.

Manifestações

A morte de Pinochet levou milhares de pessoas às ruas do Chile em manifestações de celebração. Mais de 5.000 tomaram as ruas, segundo informações do Ministério do Interior.

Algumas das pessoas, no entanto, estavam de luto pela morte de um homem que acreditam ter "livrado" o Chile do comunismo, enquanto a maioria comemorava a morte de um dos mais famosos ditadores da América do Sul durante a Guerra Fria.

Parte das demonstrações foi violenta, e a polícia militar usou gás lacrimogêneo para dispersar manifestantes anti-Pinochet que tentaram invadir no domingo (10) o palácio presidencial de La Moneda --importante símbolo para muitos chilenos desde que o prédio foi bombardeado durante o golpe em 1973, que levou Pinochet ao poder.

Augusto Pinochet morreu no último domingo no Hospital Militar de Santiago, uma semana após ter sofrido um infarto do miocárdio.

Leia mais
  • Corpo de Pinochet será levado para Escola Militar de Santiago
  • Vítimas francesas declaram frustração e cólera pela morte de Pinochet
  • Margaret Thatcher diz estar "profundamente triste" com morte de Pinochet
  • Advogado lamenta morte de Pinochet antes de sua condenação

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Augusto Pinochet
  • Leia o que já foi publicado sobre a ditadura no Chile
  • Veja galeria de imagens de Augusto Pinochet
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página