Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/01/2007 - 22h03

Pacotes que assustaram Boston eram de campanha publicitária

Publicidade

da Folha Online

Depois de causarem pânico nesta quarta-feira na cidade americana de Boston, os nove pacotes suspeitos encontrados na cidade foram identificados como parte de uma campanha publicitária do canal de TV da empresa Turner Broadcasting.

A empresa pediu desculpas pelos transtornos causados em um comunicado distribuído hoje. Os pacotes, que continham luzes estroboscópicas "inofensivas", também foram colocados em várias outras cidades dos Estados Unidos, segundo o comunicado da empresa.

As outras cidades que receberam os pacotes são Nova York, Atlanta, Seattle, Los Angeles, Chicago, Portland, Austin, San Francisco e Filadélfia. "Lamentamos que os pacotes equivocadamente tenham parecido representar algum perigo", afirmou a empresa.

A campanha publicitária pretendia promover a versão cinematográfica de um programa de desenhos animados, "Aqua Teen Hunger Force".

O Departamento de Segurança Nacional disse que não recebeu informações sobre pacotes suspeitos em outras cidades do país.

Pânico

Os nove pacotes suspeitos, inicialmente contabilizados como cinco pacotes pela polícia, foram colocados estrategicamente em áreas diferentes de Boston e obrigaram a polícia a investigar simultaneamente os lugares nos quais foi detectada sua presença.

Mesmo antes da nota enviada pela empresa, todos os pacotes se mostraram inofensivos, segundo informou a polícia local. No entanto, ligações telefônicas realizadas para a polícia às 13h locais (16h de Brasília) motivaram a imediata paralisação de uma estrada-chave para a cidade, assim como o fechamento da ponte Longfellow que une Boston com a localidade vizinha de Cambridge.

Outros dois pacotes foram localizados, tal como informaram os autores das chamadas, na ponte da Universidade de Boston e no Centro Médico Tufts-New England.

As ligações foram recebidas pouco depois que, no começo da manhã, um pacote, parecendo ter detonadores acoplados, foi encontrado em uma estação de metrô situada sob a estrada interestadual 93 de Boston.

Apesar das horas de tensão vividas, uma vez confirmado que os pacotes eram falsos, o serviço começou a ser restabelecido em todos os centros afetados.

Com Efe

Leia mais
  • Chávez governará por decreto na Venezuela durante 18 meses
  • Nova lei mostra fim da democracia na Venezuela e revés ao Brasil
  • Reaparição de Fidel não muda suspense 6 meses após seu afastamento
  • Bush pede renovação de fast track ao Congresso

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Boston
  • Leia o que já foi publicado ataques terroristas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página