Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/05/2007 - 08h40

Ministro aprova status especial de segurança no Sul de Israel após ataques

Publicidade

da Efe, em Jerusalém

O ministro da Defesa de Israel, Amir Peretz, aprovou neste domingo um status especial para a região de Sderot, após o lançamento nesta semana de mais de cem foguetes Qassam (de fabricação artesanal) contra esta localidade no sul do país. A decisão fornece ao Comando da Retaguarda e ao Exército autoridade especial na região

A medida abre caminho ainda para o pagamento de compensações aos residentes que sofrerem danos pessoais ou materiais causados pelos ataques com foguetes. O status será válido pelos próximos dois dias e precisaria da aprovação governamental para ser prorrogado.

Em virtude desta medida, o Executivo poderá obrigar os funcionários de empresas consideradas vitais, como a corporação elétrica ou os hospitais, a permanecerem em seus postos de trabalho.

Israel já aprovou este mesmo status para algumas localidades do norte do país durante o conflito com o grupo radical islâmico Hizbollah no ano passado.

Segundo autoridades locais citadas pelo jornal "The Jerusalem Post", cerca de 8.000 dos 23 mil habitantes de Sderot abandonaram nesta semana a localidade de forma permanente ou temporária diante dos ataques.

Durante a semana cerca de 130 foguetes Qassam atingiram Israel, segundo dados das Forças Armadas. Israel respondeu aos ataques com operações aéreas na faixa de Gaza.

Leia mais
  • Análise: Lideranças vulneráveis põem palestinos contra palestinos
  • Palestinos renovam pacto para pôr fim à violência em Gaza
  • Após confrontos em Gaza, ministro palestino do Interior renuncia
  • Confrontos entre palestinos em Gaza deixam quatro mortos

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Hamas e Fatah
  • Leia a cobertura completa sobre o Oriente Médio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página