Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/06/2007 - 19h35

Líbano declara vitória sobre radicais islâmicos

Publicidade

da Folha Online

O ministro da Defesa do Líbano, Elias Murr, anunciou nesta quinta-feira que o Exército derrotou militarmente os radicais islâmicos do grupo Fatah al Islam, após mais de um mês de combates no norte do país. Combates esporádicos ainda ocorreram durante o dia no campo de refugiados palestinos de Nahr el Bared, em Trípoli (norte), mas a calma retornou à noite após o anúncio do ministro, que foi divulgado na TV libanesa.

Mohamed Messara/Efe
Explosão destrói prédio do campo de refugiados de Nahr el Bared, no Líbano
Explosão destrói prédio do campo de refugiados de Nahr el Bared, no Líbano

Murr disse que a operação militar estava encerrada, e segundo a agência Associated Press, o Fatah al Islam anunciou um cessar-fogo. "O Exército libanês destruiu estes terroristas. O que ocorre agora é apenas uma limpeza e o desarmamento de minas", afirmou o ministro.

De acordo com Sheik Mohammed Haj, um mediador da Associação de Acadêmicos Palestinos que se encontrou com oficiais do grupo radical, o Fatah al Islam "declarou um cessar-fogo e irá obedecer à decisão do Exército de acabar com os combates".

Murr disse ainda que o campo de refugiados continuará sitiado até que os lutadores que ainda estão no local se rendam. Os supostos líderes do grupo, Shaker al Absi e Abu Hureira, ainda não foram detidos pelo Exército e possivelmente continuam escondidos em Nahr el Bared.

Destruição

Os comentários do ministro chegam após dias de combates intensos no campo, nos quais os militares destruíram vários complexos de prédios usados para abrigar guerrilheiros islâmicos.
Murr afirmou que 76 soldados foram mortos e outros 150 ficaram feridos nas lutas, que começaram em 20 de maio. Segundo ele, os radicais pretendiam declarar um "Estado terrorista" no norte e separá-lo do restante do Líbano.

11.06.2007/Efe
Coluna de fumaça sobe de Nahr el Bared após novos confrontos entre Exército e radicais
Coluna de fumaça sobe de Nahr el Bared após novos confrontos entre Exército e radicais

O ministro afirmou saber que novos problemas aparecerão no futuro. "A [rede terrorista] Al Qaeda está no Líbano? Sim. Há outras organizações terroristas aqui? Sim. Haverá mais explosões? Possivelmente. Assassinatos? Possivelmente", admitiu.

Murr disse a jornalistas que a ação do Exército começou em 20 de maio depois que 30 soldados foram mortos por "traição". Ele não deu detalhes, mas outros oficiais de segurança disseram que ao menos 13 soldados foram mortos enquanto dormiam em tendas em Trípoli.

Os combates em Nahr el Bared, os piores episódios de violência interna desde a guerra civil libanesa (1975-1990), deixou mais de 150 mortos, incluindo 76 soldados, ao menos 60 militantes e mais de 20 civis.

Com Associated Press

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página