Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/07/2007 - 19h03

Inspetores nucleares viajam para Coréia do Norte

Publicidade

da France Presse

Inspetores da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) partiram nesta quinta-feira de Viena em viagem à Coréia do Norte, com escala em Pequim, para supervisionar os primeiros passos do desmanche do programa nuclear norte-coreano, informou um porta-voz da agência. A missão na Coréia do Norte está prevista para começar no próximo sábado (14).

"Esperamos ter sucesso" em Pyongyang e "estamos cheios de energia para desenvolver nosso trabalho", disse à France Presse Adel Tolba, chefe da equipe de inspetores. Tolba explicou que a missão consiste em "preparar e supervisionar o fechamento das instalações nucleares" no país asiático.

A missão deve restabelecer a supervisão internacional. A Coréia do Norte saiu da AIEA em 1994 e expulsou os inspetores da agência em dezembro de 2002, data em que Pyongyang pôs em funcionamento seu reator nuclear de Yongbyon, no norte do país, que produz plutônio com fins militares.

As negociações sobre o programa nuclear norte-coreano também devem ser retomadas na próxima semana em Pequim. Nesta quinta-feira, a China confirmou que uma nova rodada de negociações está prevista para as próximas quarta e quinta-feira (18 e 19), quatro meses depois da anterior.

Um porta do Ministério de Relações Exteriores da China disse que os países envolvidos tratariam das "próximas etapas" do acordo multilateral firmado em 13 de fevereiro em Pequim, no qual a Coréia do Norte reiterou o compromisso de abandonar seus programas nucleares. Um dos pontos do acordo incluía o fechamento do complexo nuclear de Yongbyon.

Neste sábado, deve chegar à Coréia do Norte uma primeira remessa de petróleo concentrado, parte da ajuda energética prevista no acordo internacional. Um navio-tanque com 6.200 toneladas, de um total de 50 mil prometidas no acordo, partiu do porto sul-coreano de Ulsan na manhã desta quinta-feira.

Negociações com Irã

O subdiretor da agência, Olli Heinonen, falou nesta quinta-feira de "discussões construtivas" e "passos importantes" em suas conversas com responsáveis iranianos para tentar esclarecer o programa nuclear de Teerã.

Heinonen falou em Teerã, em entrevista ao lado do principal interlocutor iraniano, o vice-responsável do Conselho Supremo de Segurança Nacional, Javad Vaidi.

Vaidi afirmou que houve "bons avanços" nas discussões sobre os meios usados pelo Irã para responder às perguntas da AIEA sobre seu programa nuclear.

Ambos os responsáveis afirmaram que continuarão as negociações sobre o tema nas próximas semanas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página