Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2007 - 09h00

Queda de helicóptero mata 14 soldados dos EUA no Iraque

Publicidade

da Folha Online

Um helicóptero caiu no norte do Iraque, matando os 14 soldados americanos que estavam a bordo, de acordo com um comunicado militar divulgado nesta quarta-feira.

Foi o pior acidente envolvendo tropas americanas no país desde 26 de janeiro de 2005, quando uma aeronave CH-53 Sea Stallion caiu no oeste do Iraque, matando 31 soldados.

De acordo com o Exército, há indícios de que a aeronave sofreu problemas técnicos, e provavelmente não foi alvo de fogo inimigo. No entanto, as causas ainda são investigadas.

O helicóptero modelo UH-60 Black Hawk integrava uma operação noturna quando caiu. Os quatro tripulantes de dez passageiros faziam parte da Operação Lightning, uma ofensiva de segurança que visa pôr um fim à violência sectária em Bagdá, de acordo com o Exército.

As identidades das 14 vítimas não foram divulgadas. As novas mortes elevam para 3.731 o número de militares americanos mortos no Iraque desde a invasão americana do país, em março de 2003, de acordo com contagem da agência de notícias Associated Press.

Também nesta quarta-feira, um suicida em um caminhão-bomba matou ao menos 19 pessoas e feriu 26 em um ponto próximo de uma delegacia em Beiji, 250 km ao norte de Bagdá.

"Foi uma cena horrível, é impossível descrevê-la", relatou Jassim Saleh, 41, que mora a cerca de 500 metros do local da explosão. "Havia pedaços de corpos para todos os lados. Eu fiquei ferido em uma mão e uma perna, mas ainda assim socorri três pessoas".

Em junho último, um ataque com bombas e armas de pequeno porte contra um posto de controle da polícia iraquiana e do Exército americano matou 13 soldados nas mesma região.

Com Associated Press, Reuters e Efe

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página