Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/01/2008 - 02h20

Vinte e nove guerrilheiros das Farc deixam as armas na Colômbia

Publicidade

da Efe, em Bogotá

Um casal de guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e outros 27 rebeldes se entregaram a tropas do Exército em duas regiões da Colômbia, informaram hoje as autoridades militares de Bogotá.

As deserções ocorreram nos departamentos de Caldas e Vichada, segundo relatórios divulgados pelo Exército Nacional. Parte dos guerrilheiros deixaram as armas em Florença, aldeia nas montanhas da cidade de Samaná, em Caldas, para onde se deslocou Montoya.

O terceiro em comando da facção, John Freddy Loaiza, liderou o grupo de desmobilizados, dentre os quais se encontram sua esposa, a também guerrilheira Yamile Echeverri.

O casal desertor estava acompanhado de seu filho, uma criança de quase dois anos, destacaram as autoridades militares da região, que indicaram que entre os desertores também estão três menores de idade, um de 15 anos e dois de 17.

Outros insurgentes se entregaram em Vichada, departamento selvático fronteiriço com a Venezuela.

O comandante da Quarta Divisão do Exército colombiano, o general Guillermo Quiñónez, disse à imprensa em Villavicencio, sede de sua unidade, que os rebeldes desertaram na última segunda-feira, de maneira individual ou em pequenos grupos, em Güérima e Chupave, aldeias de Cumaribo.

Os desertores foram evacuados em aeronaves militares até Villavicencio, disse o general Quiñónez, que apontou que as ações na região também permitiram a descoberta de mais de 12 mil cartuchos de munição e 39 granadas, entre outros apetrechos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página