Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/03/2008 - 17h34

Marido de Betancourt considera "confusa" proposta de Bogotá para as Farc

Publicidade

da Folha Online

O marido da refém franco-colombiana das Farc (Forças Armadas revolucionárias da Colômbia) Ingrid Betancourt, Juan Carlos Lecompte, afirmou nesta sexta-feira que a proposta do governo colombiano para libertar rebeldes das Farc presos em troca de sua mulher "é confusa".

Segundo ele, seria melhor se o governo respondesse aos pedidos concretos da guerrilha como a desmilitarização de 800 km2 no sudoeste do país para negociar a libertação de reféns.

"É uma proposta confusa. Se a tivessem oferecido algo mais concreto e acrescentado respostas a pedidos concretos da guerrilha, como a desmilitarização dos povoados de Florida e Pradera, por exemplo, teríamos maiores esperanças", declarou Lecompte.

Ele também reiterou seu apelo à guerrilha para que liberte sua mulher, seqüestrada desde 2002.

Troca

O governo colombiano anunciou na noite desta quinta-feira (27) a intenção de trocar rebeldes das Farc por reféns da guerrilha. A medida foi anunciada pelo alto comissário para a Paz, Luis Carlos Restrepo, e está prevista em decreto assinado pelo ministro do Interior e da Justiça, Carlos Holguín Sardi.

Restrepo afirmou também que, se as Farc libertarem a política franco-colombiana Ingrid Betancourt, dará por iniciado o acordo humanitário para a troca de reféns por rebeldes presos. A afirmação do governo, que representa uma mudança da posição adotada até o momento, foi divulgada após as notícias de que o estado de saúde de Ingrid é muito grave.

"Basta simplesmente que a doutora Ingrid Betancourt seja libertada para considerarmos que o acordo humanitário está vigente e, neste sentido, conceder os benefícios da suspensão condicional da pena dos membros do grupo guerrilheiro", disse Restrepo, em Bogotá.

26.fev.2002/AP
Imagem de vídeo mostra a refém franco-colombiana Ingrid Betancourt durante entrevista para TV norte-americana em 2002
Imagem de vídeo mostra Ingrid Betancourt durante entrevista para TV norte-americana antes de ser seqüestrada em 2002

Segundo Restrepo, o interesse do governo colombiano, "em primeiro lugar, é a saúde de Ingrid Betancourt, mas cremos que este mecanismo permite que, também de maneira imediata, os outros seqüestrados que estão em difíceis condições de saúde e, em geral, a totalidade dos seqüestrados que as Farc mantêm em seu poder para realizar o acordo humanitário, podem se beneficiar com o mecanismo".

Em entrevista coletiva realizada na Casa de Nariño --sede presidencial-, Restrepo citou a base jurídica que permite que o governo de Álvaro Uribe inicie a troca dos reféns da guerrilha por rebeldes das Farc presos. Consultado sobre o número de rebeldes que se beneficiaria com a libertação, Restrepo explicou que não existe um limite numérico.

"Esperamos que, a partir deste momento, o clamor nacional e internacional pela libertação de Ingrid Betancourt possa levar a que, da maneira mais rápida possível, se concretize sua libertação, pois o governo está disposto a dar de maneira imediata os passos para que os membros do grupo guerrilheiro que a mantêm em seu poder recebam os benefícios jurídicos", explicou.

Saúde

O estado de saúde da política franco-colombiana piorou tanto que a guerrilha teve de levá-la a um posto médico para ser atendida, informou ontem o defensor público Vólmar Pérez. Em função disso, a ex-candidata presidencial chegou a receber atendimento médico em postos de saúde dos municípios de San José e El Retorno.

Ingrid, que está seqüestrada desde 23 de fevereiro de 2002, parece sofrer de leishmaniose e hepatite B, segundo dados obtidos pelo defensor público.

A área mencionada por Pérez foi cenário, entre 10 de janeiro e 27 de fevereiro, da libertação dos reféns das Farc, Clara Rojas, Consuelo González, Luis Eladio Pérez, Gloria Polanco, Jorge Géchem e Orlando Beltrán.

O funcionário disse que os dados foram obtidos com autoridades e pessoas cuja identidade está sendo mantida em sigilo por questão de segurança. Disse ainda que seu gabinete está tentando fazer chegar medicamentos à refém.

Em um primeira reação a essas declarações (antes do anúncio feito pela noite), Restrepo minimizou a versão assinalando que a mesma se baseia em rumores sobre os quais o governo tinha conhecimento e cuja autenticidade não pôde ser comprovada.

As mais recentes provas de vida de Betancourt --um vídeo e uma carta-- datam de 24 de outubro e foram divulgadas um mês depois. Na gravação, a política aparece muito magra e abatida, e evita olhar a câmera.

Comentários dos leitores
J. R. (1269) 02/02/2010 14h07
J. R. (1269) 02/02/2010 14h07
Não esquecer que Uribe foi o "Scarface" colombiano que se deu bem na política, vendendo o pai e a mãe. A cara de menino bonzinho dele é graças à plástica que fêz para tirar as rugas. Trafica no duro, amigão de George Bush o açougueiro. sem opinião
avalie fechar
Juca Bala (97) 23/12/2009 23h17
Juca Bala (97) 23/12/2009 23h17
Governador colombiano morreu degolado pelas Farc, E a gente é obrigado a ouvir l ler por aqui esses mesmos caras batendo bumbo a favor das farc, a favor do chavez e do iraniano atomico. Não é facil.... os caras repetem a mesma ladainha mes apos mes. Tenho entrado neste forum uma vez por mes e lá está nosso JR e mais a meia duzia de sempre, falando da conspiração da imprensa internacinal, das farcs como uma organização legitima de herois contra o grande satan USA e toma-lhe viva chavez, lula 3 x. Já tentei aconselhar os caras, vào se divertir, abre um pouco mais a cabeça, deixa entrar um pouco de sol... ou daqui a pouco vcs viram talibans brasileiros. Olha que é uma ideia TALIBRAS, uma organização estatal que appoia farcs, bolivarianos, pode até apoiar o Mugabe, Kadafi etc... Tudo que tem de mais retrogrado no planeta.
Bom natal e feliz 2010 - que será um otimo ano apesar da dilma, que com a maquina lula a favor, acho que teremos que engolir. Ma que ela fique esperta, aqui não é Venezuela, nem honduras.... Continua como o lula, economia nos moldes ortodoxos do tempo do FHC.
9 opiniões
avalie fechar
Valentin Makovski (524) 23/12/2009 15h28
Valentin Makovski (524) 23/12/2009 15h28
Uribe esta mais para FANTOCHE do Obama do que Presidente da Colómbia, o cara a meses vem afirmando que as Farc estão aniquiladas e acuadas, de uma hora pra outra, suge um atentado contra um Governador e tudo volta ao normal, as Farc estão vivas e o Uribe não sabe o que fazer, agora com a Intervensão dos EUA e suas Bases militares, quem sabe em mais uns meses um Novo Vietnã esteja a começar nas Américas.
Podemos notar o seguinte, quanto mais vc combate o narcotráfico mais ele se fortalece, e incrível, o maior consumidor de Cocaina do mundo é os EUA, e o maior fornecer de "Pasta de Coca" é a Colómbia.
EUA oefreceram milhões de dolares pelo Bin laden, e já se pasaram quasi 9 anos, agora Uribe acha que quasi R$ 1 milhão vai convencer alguém????
Não dúvido que o Premio Nóbel da Paz YES WE CAN, venha a público culpar o Hugo Chaves por este atentado.
10 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (284)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página