Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/05/2008 - 15h30

Barco da Cruz Vermelha afunda com material de ajuda em Mianmar

Publicidade

Colaboração para a Folha Online

O primeiro barco de carga que transportava material de ajuda da Cruz Vermelha às vítimas do ciclone Nargis afundou neste domingo em Mianmar ao se chocar contra um tronco de árvore no Delta do Irrawaddy (sudoeste), segundo informações da organização.

"A tripulação navegava para uma ilha, mas a embarcação afundou rapidamente. Todos os membros da tripulação, entre eles quatro membros da Cruz Vermelha de Mianmar, conseguiram se salvar", afirmou a organização em um comunicado.

O barco carregava suprimentos para mais de mil pessoas, incluindo 100 sacos de arroz, cinco mil litros de água potável, 10 mil tabletes de purificação da água e 30 caixas de roupas, além de mil barras de sabão, 800 luvas de borracha e mil máscaras cirúrgicas.

"Foi uma grande perda para as pessoas que precisavam de ajuda urgente", afirmou Aung Kyaw Htut, o líder da equipe de distribuição da Cruz Vermelha de Mianmar. "Esse barco seria a nossa primeira carga de ajuda, e ele [o acidente] a atrasou para o dia seguinte".

A Cruz Vermelha afirmou não saber a quantidade de carga perdida, mas disse que os alimentos agora estariam contaminados pelas águas do rio.

De acordo com informações do governo local, ao menos 28 mil pessoas morreram e mais de 33 mil estão desaparecidas.

A Federação Internacional da Cruz Vermelha afirmou que líderes de sua delegação viajaram para as áreas mais afetadas na cidade de Bogalay neste domingo. A visita foi aprovada pelo ministro da saúde de Mianmar.

Com France Presse e Associated Press

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página