Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/06/2008 - 11h36

Polícia do Zimbábue prende líder da oposição pela 3ª vez, diz partido

Publicidade

da Folha Online

Pela terceira vez em pouco mais de uma semana, a polícia do Zimbábue prendeu o líder da oposição Morgan Tsvangirai enquanto ele fazia campanha para o segundo turno das eleições presidenciais marcadas para o dia 27 de junho, informou o seu partido, o Movimento pela Mudança Democrática (MDC, na sigla em inglês).

Arte Folha Online
mapa zimbábue

"Morgan Tsvangirai foi preso pela polícia zimbabuana e está atualmente detido na delegacia de polícia de Kwekwe. Ele e sua equipe de 20 pessoas foram detidos em um bloqueio feito fora de Kwekwe enquanto faziam uma viagem de campanha pela Província de Midlands", disse o MDC em um comunicado.

Mais cedo, a polícia prendeu o secretário-geral do partido no aeroporto de Harare logo após ele ter chegado em um vôo da África do Sul. Biti, o número três do partido, deixou o país logo após a disputa do dia 29 de março para obter apoio africano.

"Ele foi detido com relação ao anúncio prematuro dos resultados [das eleições] antes do anúncio oficial dos resultados pela comissão Eleitoral do Zimbábue", disse o porta-voz da polícia, Wayne Bvudzijena.

O MDC afirma que os ativistas do partido de Mugabe, o Zanu-PF, mataram 66 de seus apoiadores para tentar intimidar os eleitores antes do segundo-turno, e a polícia deteve Tsvangirai duas vezes na semana passada durante sua campanha. O partido governante acusa a oposição pela violência política.

Tsvangirai venceu Mugabe nas eleições presidenciais de 29 de março, mas não conseguiu reunir o número de votos suficiente para vencer no primeiro turno.

Com Reuters

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página