Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/08/2008 - 12h02

Geórgia anuncia rompimento de relações diplomáticas com a Rússia

Publicidade

da Folha Online

A Geórgia informou nesta sexta-feira que está cortando os laços diplomáticos com a Rússia devido ao reconhecimento do Kremlin das duas regiões separatistas georgianas --Ossétia do Sul e Abkházia-- como Estados independentes.

"Recebemos instruções do Ministério das Relações Exteriores e cortaremos as relações diplomáticas com a Federação Russa", afirmou o vice-ministro das Relações Exteriores, Grigol Vashadze. "A decisão final foi tomada."

Arte/Folha Online
mapa regiões geórgia

A Rússia reconheceu a independência da Ossétia do Sul e da Abkházia após semanas de tensão com a Geórgia. A iniciativa foi alvo de fortes críticas dos países ocidentais, que também exigem a retirada total das tropas russas da Geórgia.

Inicialmente, Tbilisi disse que chamaria todos os diplomatas --exceto dois-- de suas embaixada em Moscou. O embaixador georgiano havia sido chamado de volta em julho, após a Rússia admitir ter enviado jatos de combate ao espaço aéreo georgiano.

Segundo Vashadze, amanhã Tbilisi tirará todos os seus diplomatas de Moscou, modificando, portanto, sua decisão anterior de apenas reduzir funcionários de sua embaixada para dois, em comparação com os 30 que havia anteriormente.

"A decisão não significa que se suspendem definitivamente os contatos entre os Ministérios de Relações Exteriores de ambos os Estados. Esses contatos poderão ser feitos em território de outros países", disse o diplomata.

O Parlamento georgiano adotou uma resolução ontem encorajando o governo a romper completamente os laços diplomáticos e declarar as tropas russas em solo georgiano como "forças de ocupação".

O ministro para Assuntos de Reintegração georgiano, Temur Yakobashvili, já havia dito que Tbilisi, caso rompesse as relações, manteria vínculos consulares com Moscou, possivelmente através de outros países, para atender aos interesses dos quase 1 milhão de georgianos que vivem na Rússia.

Em Moscou, logo após se conhecer a decisão de Tbilisi, o porta-voz da Chancelaria, Andrei Nesterenko, disse que a Rússia lamenta a decisão da Geórgia de suspender as relações diplomáticas.

Pouco antes, Nesterenko havia afirmado que a Rússia não queria a ruptura e desejava "manter contatos de trabalho por canais diplomáticos" com o governo georgiano. "A possível ruptura das relações não é escolha da Rússia e toda a responsabilidade por isso recairá sobre Geórgia", afirmou o diplomata russo.

Já o embaixador da Rússia em Tbilisi, Viacheslav Kovalenko, anunciou que o pessoal da missão diplomática russa está preparado para abandonar o país se fosse confirmada a ruptura de relações.

A região vive sob forte tensão desde o início do mês, quando a Geórgia, que é aliada dos EUA, enviou tropas para retomar o controle sobre a Ossétia do Sul, região separatista que declarou independência no começo dos anos 90. Moscou reagiu à ofensiva porque apóia o pequeno território e mantêm forças de paz na região. O conflito se estendeu, então, para a Akbházia.

Com agências internacionais

Comentários dos leitores
J. R. (1000) 07/10/2009 09h20
J. R. (1000) 07/10/2009 09h20
Marcel Guazzelli () 04/03/2009 08h56 - Revisando, Sr. Marcel, as nossa informações se complementam. Eu apenas preferiria que Stalin não ficasse no poder, porém sem ele não sei se a Rússia teria vencido. Enfim, as tropas alemãs foram todas dizimadas pelos russos nos Balcãs. sem opinião
avalie fechar
Marcel Guazzelli (4) 04/03/2009 08h56
Marcel Guazzelli (4) 04/03/2009 08h56
Sr JR, as maiores baixas foram russas, as melhores tropas alemãs estavam no flanco oriental ... só pra citar alguma coisa.... não vou aqui abrir a wikipédia e pegar um monte de números para justificar a minha posição, o que sería muito fácil... Mas atacar velhos e menores de idade, flanco ocidental, tenho absolutamente certeza que foi bem mais fácil 4 opiniões
avalie fechar
J. R. (1000) 27/02/2009 16h08
J. R. (1000) 27/02/2009 16h08
O Ocidente informava a posição das tropas alemãs e enviava suprimentos e combustíveis para as linhas russas, ó Marcel Guazzelli (2) 04/10/2008 09h21
quando diz "Sr. J.R. , quem mais ajudou para a derrocada alemã foram os russos e não os aliados. Leia mais, por favor... ". Desculpe Sr. Guazzelli, procuro me aprofundar no que leio, portanto não leio pasquins ...
33 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (285)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página