Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/09/2008 - 01h56

Ike causou danos a plataformas petrolíferas em passagem pelos EUA

Publicidade

da Efe

O governo dos Estados Unidos declarou neste domingo que a passagem do furacão Ike causou danos em algumas plataformas petrolíferas e oleodutos, mas ainda não foi possível fazer uma avaliação precisa dos prejuízos.

"Nossas informações preliminares indicam que algumas plataformas ficaram destruídas", segundo a porta-voz do Serviço de Administração de Minerais, Eileen Angelico.

Além disso, explicou que temem que "tenha havido alguns danos também nos oleodutos", e especificou que o Serviço de guarda-costeira e especialistas em petróleo sobrevoarão a região nesta segunda-feira para ter uma idéia melhor da situação.

O furacão Ike, que entrou no Texas com ventos superiores a 170 km/h, obrigou a fechar 15 refinarias no Golfo do México, onde se acumula 22% da capacidade americana.

Esta foi a pior interrupção do fornecimento em três anos, quando a passagem do furacão Rita pelo Texas também obrigou a interromper os trabalhos das refinarias.

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, informou que na terça-feira viajará à região afetada, e ressaltou que ainda é cedo demais para determinar até que ponto a produção de gasolina ficou prejudicada.

"Ainda é cedo demais para determinar qual é a situação exata, mas posso dizer que um dos oleodutos que vêm do golfo funciona", disse Bush.

Os especialistas tentam determinar se um segundo oleoduto poderá começar a operar imediatamente.

A senadora republicana pelo Texas Kay Bailey Hutchinson destacou que podem ser necessários até nove dias para que as refinarias recuperem o ritmo de operação e advertiu da possibilidade de escassez de gasolina durante esse período.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página