Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/11/2002 - 17h31

Americanos comemoram Dia de Ação de Graças em casa e na rua

da Folha Online

O Dia da Ação de Graças, comemorado hoje, é para os norte-americanos uma festa tradicional na qual as famílias de todos os Estados Unidos reúnem-se para a ceia. Além disso, comemorações nas ruas já fazem parte da tradição.

Na avenida Broadway, uma das principais da cidade de Nova York, a loja de departamentos "Macy's" realizou seu 76º desfile de Ação de Graças. O evento é acompanhado por centenas de pessoas, e neste ano a empresa acrescentou à festa diversos balões gigantes em forma de Charlie Brown, Pikachu, Sapo Caco e outros personagens.

Desde o século 17, o feriado celebra todo dia 28 de novembro os ideais mais propagados pelos norte-americanos: a superação da adversidade, a liberdade religiosa e a caridade.

Família Bush reunida
O presidente norte-americano, George W. Bush, chegou ontem à sua casa em Crawford (Texas), onde vai ficar até domingo (1) por causa do feriado de Ação de Graças.

Segundo o porta-voz adjunto da Casa Branca, Scott McClellan, o Bush e sua mulher Laura vão receber dez pessoas, entre os quais os pais do presidente - George e Barbara Bush.

As duas filhas gêmeas de Bush, Barbara e Jenna, 21, também estarão presentes, assim como dois dos três irmãos do presidente, Marvin e Neil Bush, e suas famílias, segundo o porta-voz.

Fartura
As tropas norte-americanas dispersas pelo mundo receberam toneladas de peru, presunto, pato, carne, tortas, mariscos e doces para que possam celebrar o feriado.

O centro de abastecimento de Defesa da Filadélfia enviou US$ 2,3 milhões em produtos alimentícios para os soldados, fuzileiros navais (marines), e pilotos mobilizados na Ásia, na Europa e no Pacífico.

Os alimentos enviados este ano às tropas incluem: 91.556 kg de peru, 59.747 kg de carne de vaca, 51.725 kg de presunto, 2.894 kg de pato e 29.336 kg de mariscos.

Também seguem: 16.954 enlatados, 30.431 kg de verduras, 1.344 caixas de pipocas, 8.035 latas de molho, 67.895 tortas, 24.380 latas de ponche, 8.299 latas de frutos secos e 9.170 kg de doces.

Com agências internacionais

Leia também:
  •  Sharon teve 61% de votos nas primárias do Likud, diz boca-de-urna

  •  Pena de morte à jornalista será ignorada, diz Concílio Islâmico da Nigéria

  •  Mulher mata bebê para irritar marido e pega prisão perpétua

  •  Telão exibe nomes de devedores em hora do rush na Lituânia

  •  Inspetores da ONU visitam fábricas de vacina e munição no Iraque


  • Leia mais notícias de Mundo
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página