Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/12/2008 - 15h55

Israel destruiu um terço dos arsenal de foguetes do Hamas, diz TV

Publicidade

da Folha Online

A ofensiva da Força Aérea de Israel contra Gaza destruiu um terço do arsenal de foguetes do grupo extremista Hamas, informou nesta terça-feira a emissora de TV israelense Canal 10, citando fontes da inteligência militar.

Veja cobertura completa sobre o conflito em Gaza

Gaza vive o quarto dia consecutivo de uma grande ofensiva militar de Israel, com bombardeios que atingiram diversos pontos da região habitada por palestinos e que matou pelo menos 340 pessoas e feriu outras 1.400.

Segundo Israel, a ofensiva é uma resposta à violação --e lançamento de foguetes-- do Hamas a uma trégua de seis meses que acabou oficialmente no último dia 19. Trata-se da pior ofensiva realizada por Israel desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967.

A emissora israelense informou que a facção palestina possui agora cerca de 2.000 foguetes, a maioria deles do tipo Qassam --de fabricação artesanal, que tem alcance pouco superior a dez quilômetros e pouca precisão-- mas também centenas de mísseis capazes de atingir áreas mais distantes da fronteira dentro do território israelense, como os Katyusha, de fabricação iraniana --que alcança quase 40 quilômetros--, e os Grad, adaptados de material russo, que podem percorrer 25 quilômetros.

Antes dos ataques, segundo a emissora, o Hamas possuía perto de 3.000 foguetes.

O grupo islâmico tem intensificado o lançamento de foguetes contra o território de Israel desde o início dos bombardeios em Gaza. Na segunda-feira (29), foram lançados cerca de 70 contra cidades próximas à fronteira. Três israelenses morreram, entre eles um trabalhador de origem árabe.

Com Reuters

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página