Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/01/2003 - 09h00

Inspetores da ONU visitam 6 locais suspeitos no Iraque

da Folha Online

Os especialistas em armas da ONU (Organização das Nações Unidas) inspecionaram hoje pelo menos seis locais suspeitos de serem usados para fabricação de armas de destruição em massa no Iraque, segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Informação iraquiano.

As buscas ganharam força hoje, depois que os Estados Unidos e o Reino Unido aumentaram o número de especialistas que participam do projeto.

As autoridades iraquianas afirmaram que os grupos de inspeção terminaram sua sétima semana de trabalho visitando locais como uma fábrica de testes de maquinaria de mísseis, um depósito militar e uma companhia estatal com base dentro de um conselho de monitoração de desarmamento do Iraque.

Uma equipe de especialistas em mísseis inspecionaram uma fábrica de testes de maquinaria de mísseis em Al Zafaraniya, nas cercanias de Bagdá, enquanto outra efetuava uma inspeção em Al Motasam, também perto da capital iraquiana.

Um grupo de biólogos visitou um depósito militar no complexo de Al Taji, ao norte de Bagdá, e outro efetuou uma inspeção no bairro Al Jadria, na capital.

Uma equipe da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) visitou a companhia Al Qaa Qaa, perto de Al Yussifiya, ao sul de Bagdá, e outro grupo foi a Al Taji.

Com agências internacionais

Leia mais:
  •  Reino Unido se reserva o direito de agir no Iraque sem a ONU

  •  EUA podem precisar de 350 mil soldados no Iraque


  • Outros destaques:
  •  EUA interrompem ajuda alimentar à Coréia do Norte

  •  China oferece ser sede de diálogo entre EUA e Coréia do Norte

  •  Palestinos participam de reunião em Londres via videoconferência

  •  Presidente da Colômbia discute segurança após série de atentados


  • Leia mais notícias de Mundo

    Leia mais no especial Iraque
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade