Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/02/2003 - 17h34

Manifestação paulistana contra a guerra é a maior do Brasil

da Folha Online

A manifestação contra a guerra ao Iraque organizada em São Paulo reúne entre 10 mil e 20 mil pessoas, segundo organizadores.

O número de manifestantes não foi confirmado pela Polícia Militar, que estima em 3 mil o número de presentes.

Mesmo assim, a manifestação paulistana é a maior do Brasil porque, nas demais capitais brasileiras, os protestos não reuniram mais de 2 mil pessoas, segundo a PM.

Neste momento, os manifestantes já deixaram o vão livre do Masp (Museu de Arte de São Paulo), ponto de encontro do evento, e caminham pela av. Paulista em direção à praça do Obelisco, próximo ao parque do Ibirapuera. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a av. Paulista está parcialmente interditada nos dois sentidos.

A chuva fina que caía na cidade de São Paulo por volta das 16h não chegou a atrapalhar o evento, segundo os organizadores. A expectativa é de que a manifestação continue a crescer e 35 mil pessoas se reúnam dentro de instantes na praça do Obelisco, onde acontecerá um show do cantor Chico César.

Participam da manifestação estudantes, do movimento negro, sindicalistas, homossexuais, sindicalistas, entre outros grupos.

Também estão presentes o presidente do PT, José Genoino, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), o presidente do PSTU, Zé Maria, e o líder do MST, João Pedro Stédile.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que já se posicionou contrário a uma ação militar contra o Iraque sem autorização do Conselho de Segurança da ONU, incentivou membros do PT a participar dos atos.

Leia mais
  • Marcha do Rio reúne 2 mil
  • Protestos juntam 6.400 em 6 capitais
  • Ministro participa de ato em Brasília

    Especial
  • Saiba mais sobre a crise EUA-Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página