Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/02/2003 - 17h02

Avião U-2 da ONU sobrevoa centro do Iraque

da Folha Online

O primeiro avião U-2 da ONU sobrevoou hoje o centro do Iraque, anunciou o Ministério de Relações Exteriores iraquiano.

O U-2 está sendo utilizado pela equipe de inspeção da ONU na tentativa de detectar armas de destruição em massa.

"Às 11h55 (5h55, em Brasília) um avião U2 de observação entrou no espaço aéreo iraquiano e sobrevoou várias regiões. Saiu do espaço aéreo iraquiano às 16h15 (10h15, em Brasília)", segundo um comunicado do Ministério.

"A operação durou quatro horas e 20 minutos", acrescentou o comunicado.

Enquanto isso, a reunião especial de cúpula da União Européia (UE) sobre a crise iraquiana foi aberta em Bruxelas (Bélgica), com o objetivo de conseguir um difícil acordo entre os países partidários do fortalecimento das inspeções e os que apóiam os Estados Unidos.

A França e o Reino Unido apresentaram "contribuições" por escrito divergentes para a elaboração do texto comum sobre o Iraque, segundo fontes diplomáticas.

A proposta francesa destaca a importância de "preservar" a unidade da comunidade internacional, "que se manifestou por unanimidade no Conselho de Segurança (da ONU) ao aprovar a resolução 1441 em novembro e que convém preservar", segundo cópia do texto obtida pela agência France Presse.

Paris quer que a UE "destaque sua preferência por um desarmamento do Iraque através das inspeções _solução pacífica que não prejudicará a população, preservará a integridade do Iraque e os equilíbrios regionais".

Já a parte britânica estima que "uma ação militar é um último recurso, mas que não pode ser excluído se o Iraque continuar desafiando a autoridade do Conselho de Segurança".

A proposta britânica adverte que "o tempo se esgota" para o Iraque e que "a responsabilidade é do Iraque, não dos inspetores", nos quais tem "uma total confiança".

Com agências internacionais

Leia mais
  • Neve fecha aeroportos em NY e Washington
  • Distúrbio em casa noturna deixa 21 mortos nos EUA
  • Braço armado do Hamas promete vingança a Israel
  • Começa reunião especial da UE sobre o Iraque

    Especial
  • Saiba mais sobre a crise EUA-Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página