Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/02/2003 - 14h46

ONU tem oportunidade de mostrar sua relevância, diz Bush

da France Presse, em Washington

A ONU (Organização das Nações Unidas) tem a oportunidade de "mostrar se são ou não relevantes", adotando uma nova resolução que abra caminho para a guerra contra o Iraque, disse hoje o presidente americano, George W. Bush.

"Será [a ONU] um organismo que faz cumprir o que diz? Certamente desejamos que seja. Mas, de uma maneira ou de outra, Saddam Hussein será desarmado pela causa da paz e pela segurança do povo americano", afirmou.

Reuters - 03.jan.2003
O presidente George W. Bush, durante discurso para soldados norte-americanos
"Hoje apresentaremos uma resolução ao Conselho de Segurança da ONU para dizer claramente o que o mundo observa nesses últimos meses, que o regime iraquiano não se desarma como foi exigido pela resolução unânime do Conselho de Segurança do outono [hemisfério norte] passado", declarou o presidente dos EUA, num discurso aos governadores americanos em Washington.

"Trabalharemos com os membros do Conselho de Segurança nos próximos dias para dizer claramente a Saddam Hussein que as exigências da comunidade internacional serão aplicadas", disse.

No dia 8 de novembro passado, o Conselho de de Segurança aprovou a resolução 1441, que advertia o Iraque sobre a aplicação de "sérias consequências" se o país não abandonasse seus programas de armas nucleares, químicas e biológicas, assim como de mísseis de longo alcance.

"A negativa de Saddam Hussein para cumprir as exigências do mundo civilizado é uma ameaça para a paz e uma ameaça para a estabilidade", afirmou Bush, que prometeu liderar uma coalizão militar para desarmar Bagdá, inclusive sem a aprovação da ONU.

Leia mais
  • EUA apresentam hoje projeto de nova resolução
  • França e Alemanha opõem-se a nova resolução
  • Terremoto mata 257 na China
  • Bispo pede que padre reconheça seus três filhos
  • EUA querem que ONU vote resolução rapidamente

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página