Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/03/2003 - 14h33

França não autoriza nova resolução sobre Iraque, diz chanceler

da Folha Online

O chanceler da França, Dominique de Villepin, afirmou hoje que seu país não autoriza uma nova resolução autorizando o uso automático da força contra o Iraque, durante pronunciamento ao Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).

Villepin disse que os líderes mundiais deveriam se encontrar na ONU a fim de escolher entre a guerra e a paz.

"A França acredita que, para fazer essa escolha, para fazê-la em boa consciência, [...] os chefes de Estado do mundo devem se encontrar novamente aqui nas Nações Unidas, no Conselho de Segurança", declarou.

Villepin, cujo país é membro permanente do Conselho de Segurança e tem poder de veto, fez a declaração enquanto Estados Unidos e Reino Unido trabalham em uma proposta de resolução que autoriza o uso da força contra o Iraque e dá ao presidente iraquiano, Saddam Hussein, mais tempo para se desarmar antes de uma possível guerra. A mais recente proposta, se aprovada, dará um prazo específico, entre 16 e 17 de março, para o Iraque se desarmar, disseram diplomatas de países do Conselho de Segurança.

"Ao impor um prazo de apenas alguns dias, estaríamos apenas buscando um pretexto para a guerra? Como membro permamente do Conselho de Segurança, direi mais uma vez: a França não permitirá a aprovação de uma resolução que autorize o uso automático da força."

Villepin disse também que a França não acredita que o Oriente Médio melhorará com a queda do regime de Saddam Hussein, como argumenta o governo norte-americano.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Tropas dos EUA já estariam no Iraque
  • EUA e Paquistão procuram por Bin Laden
  • Pasta faz polícia esvaziar hotel em NY
  • Bush pedirá dinheiro ao Congresso para guerra
  • El Baradei pede continuação das inspeções

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página