Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/06/2009 - 15h05

Hizbollah acusa EUA de interferir nas eleições do Líbano

Publicidade

colaboração para a Folha Online

O grupo xiita libanês Hizbollah acusou os Estados Unidos nesta terça-feira de interferir "de modo flagrante e descarado" nas eleições do país, realizadas no último domingo, que deram a vitória para a coalizão Forças 14 de Março, apoiada pelo Ocidente e pelos países árabes moderados.

Em um comunicado, o grupo se refere a declarações de um alto funcionário da secretaria de Estado americana, cujo nome não foi informado, publicadas no periódico árabe editado em Londres "Asharq al Awsat".

Segundo o jornal, o americano afirmou nesta segunda-feira, em entrevista coletiva, que "o próximo governo e o papel da minoria devem ser decididos pelos libaneses".

Além disso, ele expressou satisfação com o resultado das eleições e afirmou que "tratar com um ministro de Assuntos Exteriores que não fosse do Hizbollah seria melhor".

Para o grupo xiita, trata-se de "uma tentativa de impor seus pontos de vista [os dos EUA] ao povo libanês", segundo o comunicado.

O Hizbollah considerou "injusta e falsa" a afirmação do governo americano de que é um "grupo terrorista".

Os resultados das eleições deram a vitória à coalizão pró-ocidental Forças de 14 de Março, que obteve 71 cadeiras, frente às 57 obtidas pela aliança pró-Síria Forças de 8 de Março, integrada pelo Hizbollah.

Viagem

O enviado especial dos EUA para o Oriente Médio, George Mitchell, irá visitar a Síria e o Líbano ainda nesta semana, anunciou nesta terça-feira o Departamento de Estado americano.

Segundo o porta-voz Ian Kelly, Mitchell deve chegar a Beirute na próxima quinta-feira (11) e visitar a capital síria no dia seguinte e no sábado (13).

A viagem faz parte do compromisso do presidente Barack Obama "em trabalhar para o avanço de uma paz abrangente na região".

Com Efe e Reuters

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página