Mundo
19/06/2009 - 13h19

Obama reafirma compromisso com ampla reforma migratória

Publicidade

colaboração para a Folha Online

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, reiterou nesta sexta-feira sua promessa de impulsionar uma reforma migratória que dê a possibilidade de legalização aos imigrantes ilegais.

"Não devemos esquecer que os EUA foram construídos por imigrantes que fizeram de sua história, parte da história americana", disse Obama, durante um café da manhã com ativistas hispânicos.

O encontro, organizado pelo grupo Esperanza, o maior agrupamento evangélico dos EUA, reuniu em Washington cerca de 750 líderes religiosos e ativistas comunitários para fazer pressão para a reforma migratória.

Roger L. Wollenberg/Efe
Em café da manhã com hispânicos, Obama reafirma compromisso de reforma migratória
Em café da manhã com hispânicos, Obama reafirma compromisso de reforma migratória

O líder assinalou que os EUA são um país de leis e uma nação de imigrantes, "dois conceitos que não são contrários, mas se complementam".

"Por isso estou comprometido com uma reforma migratória compreensiva", afirmou.

A frase provocou uma grande salva de palmas entre os participantes do encontro.

Obama destacou a importância de fortalecer as fronteiras americanas para frear a imigração ilegal, mas também de "melhorar o status dos milhões de pessoas que estão aqui ilegalmente".

Com uma reforma integral, ele assegurou que os imigrantes ilegais poderiam ter a oportunidade de se transformar em cidadãos, que pagam seus impostos, falam inglês e vão para "as filas" para regularizar sua situação.

Esses são os elementos da reforma migratória que fracassou em 2007, por falta de consenso entre democratas e republicanos.

Obama foi criticado recentemente pela minoria republicana e por alguns ativistas hispânicos, porque a Casa Branca adiou duas vezes, em duas semanas, uma cúpula migratória prevista para este mês para discutir os pontos de partida do plano de reforma.

O governante começou seu discurso com um "buenos días" e ressaltou que se ele foi o primeiro líder afro-americano da história deste país, acredita que algum dia também haverá um "primeiro presidente hispânico".

Os EUA possuem em torno de 12 milhões de imigrantes ilegais, dos quais dois terços são de origem hispânica.

Com Efe e France Presse

Comentários dos leitores
eduardo de souza (537) 14/12/2009 15h18
eduardo de souza (537) 14/12/2009 15h18
Ôh! mauro guanandi, ôh! mauro guanandi, qui é isso mêu, tá tentando justificar uso de Bombas Nucleares em cima da sociedade civil... Cê tá mal em cara, ou será "mau"ro... Eduardo de Souza, plantador de cenoura...:0) 6 opiniões
avalie fechar
marcio B. (70) 13/12/2009 03h07
marcio B. (70) 13/12/2009 03h07
Caro Tito Oliv, a polêmica não recai sobre os fatos em sí, que deveriam ser ou do direito de defesa de um povo ou da opressão sobre outros povos, pouco importando a alguns participantes do forum ética ou a tradição ou a moral... A insatisfação deles é sobre Obama não ter demosntrado uma posição politicamente correta, mas uma posição de interesse de seu povo. Neste fórum, quanto mais politicamente correto, mais estrelinha... Sou mil vez o imperialismo norte-americano e a invasão do Afeganistão do que o estado islâmico terrorista com bombas atômicas tentando implantar a lei da sharia no ocidente 11 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (2863) 12/12/2009 22h20
Antonio Fouto Dias (2863) 12/12/2009 22h20
Interessante, o prêmio Nobel da Paz vai para o Presidente dos Estados Unidos que atualmente está fomentando a guerra, com a argumentação de conseguir a Paz.
Na guerra contra homens para conquistar a Paz ele é capaz, no entanto, não consegue se incorporar numa guerra maior, a do bem estar e melhoria de vida de toda a população do globo terrestre, quando coloca obstáculos e seu singelos projetos só entrarão em execução daque a uma ou duas décadas, não é estranho?
Encaminhado as 12h31 de 11/12 e não publicado.
13 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1672)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca